Psicologia social - discriminação e preeconceito

2714 palavras 11 páginas
[pic]
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPUS PARAÍSO
DIREITO

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

PSICOLOGIA SOCIAL: DISCRIMINAÇÃO E PREECONCEITO

PARAÍSO / SÃO PAULO
2013
UNIP

ERICK FERNANDO FIUZA VIEIRA
RA: B-87259-4
1° SEMESTRE - SALA 807

Introdução

O presente trabalho constitui-se de uma revisão de alguns conceitos importantes em Psicologia Social. O mesmo foi desenvolvido com base nos textos lidos que, referem-se ao tema preposto. Serão abordados aqui os seguintes temas: preconceito, estereótipos, descriminação, ideologia, representação social, linguagem e comunicação.

Os termos preconceito, estereótipos e discriminação estão intimamente ligados e referem-se, a atitudes ou comportamentos negativos direcionados a indivíduos ou grupos, baseados num julgamento prévio que é mantido mesmo diante dos fatos que o contradigam. O preconceito pode ser definido como uma atitude hostil ou negativa a um determinado grupo, mas que não necessariamente se manifesta através de comportamentos hostis ou persecutórios.

REFLEXÃO CONSIDERANDO OS CONCEITOS DE ESTEREÓTIPO E PRECONCEITO.

Após pesquisas, vemos que para os psicólogos sociais contemporâneos, o estereótipo é a base cognitiva do preconceito. Ele pode ser definido como crenças sobre características pessoais atribuídas a uma pessoa ou a um grupo. Diante de situações ambíguas, tendemos a fazer atribuições consistentes com nossas crenças e preconceitos para simplificar nossa visão de mundo.

Em alguns casos, sentimentos hostis somado a crenças estereotipadas deságuam numa atuação que pode variar de um tratamento diferenciado a expressões verbais de desprezo e a atos manifestos de agressividade. A descriminação se manifesta através de um comportamento que tem como objetivo excluir e magoar alguém. Entre alguns grupos, que são alvos de

Relacionados

  • Psicologia social: discriminação e preeconceito.
    749 palavras | 3 páginas