Psicologia sócio histórica

Páginas: 4 (936 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA

Emergente na União Soviética (URSS), no início do século XX, a Psicologia Sócio-Histórica traz em seu bojo uma crítica às psicologias que, na tentativa de compreenderquem é o homem e como se constrói sua subjetividade, baseavam-se na dualidade objetividade versus subjetividade, mundo interno versus mundo externo. (KAHHALE, 2002)
Desta forma, a PsicologiaSócio-Histórica ancora-se na obra materialista dialética de Karl Marx. Como coloca Jacó-vilela, Ferreira e Portugal (2007), “O Marxismo Mecanicista – uma mera aplicação de categorias marxistas a outroscampos do saber – orientado à ‘materialização’ da psique foi uma tendência recorrente na psicologia soviética”, haja vista que se foca na compreensão da realidade, da sociedade e do homem, ao passo quecoloca este último como o sujeito que constrói o mundo objetivo e a si mesmo, mediante uma ação consciente sobre a natureza, visando à satisfação de suas necessidades e à produção de seus própriosmeios de existência.
A Psicologia Sócio-Histórica está fundamentada, basicamente, na concepção de homem como um ser histórico-social. Assim, o ser humano não nasce formado oupossuindo uma essência pronta e imutável; ao contrário, ele se constrói como homem a partir das relações que estabelece com o meio e com os outros homens, num movimento dialético em que faz parte de umatotalidade e vai transformando-se em sua essência por um processo de complexificação e multideterminação. (KAHHALE, 2002, p.272)
Isto posto, pode-se dizer que a Psicologia em questão apresenta umhomem determinado pelo processo histórico e social no qual está inserido, uma vez que, para conhecê-lo, precisamos nos valer de seu contexto para, a partir do geral, chegar ao particular, psicológico eàs mediações mantidas entre essas duas instâncias. (KAHHALE, 2002)
No que tange a consciência, pode-se dizer que ela assume um caráter psíquico, porém, determinado pelo social. Isto é, “não é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia sócio-histórica
  • Psicologia Socio Historica
  • Psicologia sócio-historica
  • psicologia socio-histórica
  • PSICOLOGIA SÓCIO HISTÓRICA
  • PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA
  • Psicologia sócio-histórica | vygotsky
  • Psicologia Sócio- Histórica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!