Psicologia Roze E Marla

775 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

A teoria psicossocial desenvolvida por Erik Erikson esta relacionada de forma ampla com a personalidade, através dos estágios psicossociais do desenvolvimento humano. Tal teoria baseia-se no raciocínio de que o desenvolvimento ocorre desde o nascimento até o final da vida das pessoas, através de oito estágios. Esses estágios por sua vez irão possuir uma função que, de forma conflitosa ou de crises, assumirão uma posição positiva ou negativa. Assim, o centro de determinado estágio é uma crise, que originam-se nos estágios anteriores e poderá ter consequências nos próximos, dessa forma uma importância, mesmo após serem atravessados, como fatores contribuintes para a formação da personalidade.

TEORIA DE ERIK ERIKSON

De acordo com (DAVIDOFF, 2001) Erik Erikson (1902-1994), psicanalista americano, se dedicou com o intuito de expandir e elaborar as teorias do desenvolvimento Freudiano. Em sua teoria Erikson abrange com ênfase as implicações sociais, traçando o desenvolvimento humano desde o nascimento até o final da vida do individuo.
Conforme (DAVIDOFF, 2001) para Erikson a personalidade das pessoas é formada à medida que elas passam pelos oito estágios psicossociais, procurando enfrentar e resolver conflitos que aparecem diante das situações, seja de forma positiva ou negativa. Quando a decisão é dada de forma positiva tem como resultado a saúde mental, e caso contrário leva ao desequilíbrio.
De acordo com (BEE, 1996) Erikson fala sobre estágios psicossociais e não estágios psicossexuais, outra diferença é que os estágios de Erikson abordam todo o ciclo de vida de uma pessoa, em vez de ser encerrado na adolescência.
A teoria de Erikson abrange oito estágios, citaremos apenas três:

TABELA 1 – Estágios de Desenvolvimento Propostos por Erik Erikson FONTE: BEE, Helen. 1996
IDADE
QUALIDADE DO EGO A SER DESENVOLVIDA
TAREFAS E ATIVIDADES DO ESTÁGIO
0-1
Confiança básica X desconfiança
Confiança na mãe ou

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas
  • autonomo
    282467 palavras | 1130 páginas