Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões

Páginas: 4 (860 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
RESENHA
Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões
Gabriela Colussi¹
No artigo Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões, as autoras Simone dos SantosPaludo e Sílvia Helena Koller discutem um novo meio para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e prevenir patologias. Entre os temas abordados estão à necessidade de investigações psicológicas, queconcentraram-se no "reparo" dos danos e prejuízos provocados pelas patologias, e pesquisas sobre aspectos como: esperança, criatividade, coragem, sabedoria, espiritualidade, felicidade, altruísmo, etc.Iniciada em 1998, quando o psicólogo Martin Seligman assumiu a presidência da American Psychological Association (APA), a Psicologia Positiva entra em processo de expansão dentro da ciênciapsicológica, a qual possibilita uma reavaliação das potencialidades e virtudes humanas, por meio do estudo das condições e processos que contribuem para a prosperidade.
As autoras também ressaltam aimportância da Psicologia Humanista, que enfatizou aspectos positivos do desenvolvimento humano, através das experiências vividas de cada indivíduo. Podemos usar de exemplo, também citado por Seligman, a IIGuerra Mundial, que mudou as funções da psicologia, e tais como, curar doenças mentais; tornar a vida das pessoas mais produtivas e identificar e criar talentos foram esquecidos e substituídos peloaperfeiçoamento das terapias e centradas aos tratamentos de doentes mentais.
Também de acordo com Seligman (2002), o texto defende a ideia de que a psicologia deveria possibilitar muito mais do que apenasreparar o que está errado, e deveria identificar e fortalecer o que está bom. No entanto, esse desequilíbrio, iniciou o movimento da Psicologia Positiva, que investiga as fraquezas dos seres humanose usa da compaixão, da necessidade de ajudar outras pessoas no momento de sofrimento, dos aspectos históricos e pragmáticos, nas próprias teorias sobre os processos psicológicos, que focalizam os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia positiva
  • Psicologia Positiva
  • psicologia positiva
  • Psicologia Positiva
  • Psicologia positiva
  • Psicologia positiva
  • Psicologia Positiva
  • Psicologia positiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!