Psicologia política

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 23 de abril de 2011
O próprio título deste trabalho nos fala desta binarização: de um lado a Psicologia, a profissionalização e de outro a Política, a militância.
Psicologia Política: consiste no estudo das crenças,representações ou senso comum que os cidadãos têm sobre a política e os comportamentos destes que por ação ou omissão, incidam sobre ou contribuam para a manutenção ou mudança de uma determinada ordemsócio-política. Indica-se que a psicologia não se encontra à margem da política; afirma-se que a própria Psicologia contém implícita ou explicitamente pressupostos ideológicos.
Articular Psicologia ePolítica produz uma série de outros efeitos, como a clareza de que nossas práticas não são neutras, elas produzem efeitos poderosíssimos no mundo; são, portanto, políticas. Assumir tais questões éestabelecer rupturas com o pensamento hegemônico no Ocidente: é romper com as “verdades” que estão no mundo e vê-las como temporárias, mutantes, provisórias; enfim, como produções.Psicologia e a Políticacomo objetos naturais e a-históricos, por sabê-los produzidos por certas práticas em determinados momentos da História, pretendo utilizá-los a partir de outras práticas, de outras produções queapontam, não para sua dicotomização e exclusão, mas para sua inclusão, para sua complementariedade e, portanto, indissolubilidade.
Se entendermos Psicologia, assim como Política, não em cima desses modeloshegemônicos pelos quais nos guiamos, mas como produções históricas, como territórios não separados, mas que se complementam e se atravessam constantemente, poderemos encarar nossas práticas não comoneutras, mas como implicadas no e com o mundo.
Assim, se entendemos os objetos, saberes e sujeitos como produções históricas, advindos
das práticas sociais; se aceitamos que os especialismostécnico-científicos surgidos da divisão social
do trabalho no mundo capitalístico têm tido como função a produção de verdades absolutas e
universais e a desqualificação de muitos outros saberes que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Política
  • Psicología política
  • PODER E POLÍTICA PSICOLOGIA
  • A ausência da psicologia nas políticas públicas
  • Psicologia Ambiental nas Politicas Publicas
  • A psicologia frente as políticas públicas
  • Psicologia e políticas públicas
  • PSICOLOGIA E POLITICAS PUBLICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!