Psicologia Orzanizacional

1940 palavras 8 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ

Camila Dela Justina
Cristiane Mara Franzoi Wilhelm
Deisi Cristina Becker
Gerard GirardiBusnardo
IrinéiaConaco

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Trabalho semestral a ser apresentado à disciplina de Psicologia Organizacional da área de Ciências Socialmente Aplicáveis do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Professora: Fernanda Graudenz Muller

RIO DO SUL
NOVEMBRO/2012
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema principal a Psicologia Organizacional, e a forma como ela se apresenta dentro da Organização propriamente dita. Foram realizadas duas entrevistas; uma com a Psicóloga Organizacional e outra com o Administrador da empresa Frigorífico Riosulense da cidade de Rio do Sul/SC. Nosso intuito foi mediar o trabalho do Psicólogo dentro da organização com o que o Administrador pensa a respeito do assunto, e se concorda com o trabalho do mesmo. Buscamos agregar conhecimento com a matéria que temos em sala, além de conhecer a empresa e poder ver mais de perto o trabalho ao qual estudamos para alcançar.

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Inicialmente, a Psicologia Organizacional era denominada como Psicologia Industrial, ela estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos, ou seja, a gestão de pessoas. De acordo com a afirmação de Zanelliet al. (2004) a partir da década de 1990, com a abertura do mercado e o aumento intenso da competitividade internacionalizada, as organizações brasileiras passaram a exigir novas competências e novas formas de trabalho. Zanelli (2003 apud Schette 2005, p.27).

Relacionados

  • PIM DHL COMPLETO
    9697 palavras | 39 páginas