Psicologia Organizacional

Páginas: 6 (1448 palavras) Publicado: 22 de março de 2014
Psicologia Organizacional

A história da psicologia organizacional é uma criação do século XX, com seu inicio no final do século XIX. Os primeiros a realizar um trabalho de psicologia organizacional foram os psicólogos experimentais que aplicaram novos princípios de psicologia para resolver problemas nas organizações os principais fundadores Hugo Munsterberg e Walter Dill Scott psicólogosexperimentais ambos tinham interesse em seleção de funcionários e uso de testes psicológicos.

Outra influência Frederick Winslow Taylor engenheiro de profissão, estudava a produtividade dos funcionários de empresas.
A Primeira Guerra Mundial foi um importante impulso para o desenvolvimento e reconhecimento da psicologia organizacional. Segundo Muchinsky (2004). Onde envolver motivação dossoldados, a moral e problemas psicológicos decorrentes da incapacidade física e de disciplina, testes de inteligência geral e pesquisas melhor colocação para os soldados alistados, sempre de acordo com a sua capacidade física e mental.
Sendo assim a Primeira Guerra Mundial ajudou a psicologia organizacional a formar a profissão e dar-lhe aceitação social, já a Segunda Guerra ajudou a desenvolvê-la,pois o psicólogo já estava mais pronto e preparado para atender as expectativas.
As funções do psicólogo organizacional são variadas como recrutamento, seleção, aplicação de teste, acompanhamento de pessoal, treinamento, avaliação de desempenho, análise de função/ocupação, planejamento/execução de projetos, desenvolvimento organizacional, cargo administrativo, assessoria, analise de cargos/salários,aconselhamento psicológico, diagnóstico situacional, supervisão de estágios acadêmicos, orientação/treinamento para profissionais, psicodiagnóstico e consultoria.
O psicólogo organizacional é definido como um profissional que tem o papel de “ajudar a organização a pensar”, assim ajudar a torná-la capaz de lidar com problemas emergentes das mudanças nas relações entre o capital e o trabalho.
Opsicólogo organizacional não pode ser apenas um aplicador de técnicas, mas sim compreender o homem como um ser social, que esta em constante interação com o meio, pois tem sua importância estratégica dentro das organizações.
Atualmente o psicólogo organizacional cumpre um papel muito mais
Político e estratégico, envolvendo desenvolvimento de humano de carreiras e planos de sucessos,desenvolvimento de equipes, análise e mudanças da cultura organizacional, programas de qualidade de vida, etc.































Artigo

SILVA, Patrícia Costa da; MERLO, Álvaro Roberto Crespo. Prazer e sofrimento de psicólogos no trabalho em empresas privadas. Psicol. cienc. prof.,  Brasília ,  v. 27, n. 1, mar.  2007 .  


Neste artigo os autores, dão umaintrodução sobre a psicologia organizacional e institucional, relaciona a saúde mental ao trabalho, e focam nas relações de trabalho em que convive o psicólogo da área organizacional de empresas privadas, a partir de teorias, foram feitos estudos utilizando-se de uma metodologia qualitativa e procedimentos onde foram feitas entrevistas semi-estruturadas com psicólogos da área.

Aponta estudos emque as mulheres são a maioria que exerce a profissão da psicologia sendo maior atuação na área clínica (54,9%) em segundo a Psicologia da saúde (12,6%) e em terceiro a Psicologia do trabalho, segundo Conselho Federal de Psicologia (2003). Na psicologia organizacional os resultados encontrados foram que os psicólogos que atuam nessa área possuem relações mais estratégicas ligadas a tomadas dedecisões da empresa do que um envolvimento em relação à saúde mental dos trabalhadores e associa essas atividades ao prazer e sofrimento que elas acarretam, também mostra como o psicólogo tem um maior dinamismo na área empresarial, pois está lidando com situações diferentes dia a dia, tendo várias funções dentro da empresa o que problematiza suas práticas profissionais, gerando uma carga excessiva de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia Organizacional
  • psicologia organizaçional
  • Psicologia organizacional
  • Psicologia organizacional
  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!