PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL (INDUSTRIAL) PSICODRAMA PSICOLOGIA CLÍNICA

Páginas: 8 (1828 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014


















PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL (INDUSTRIAL)
PSICODRAMA
PSICOLOGIA CLÍNICA



















PATO BRANCO, ABRIL DE 2014

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL





Primeiramente chamada de Psicologia Industrial nasce nos EUA, sua função era fazer com que o empregado se adapta-se ao trabalho e produzisse ao máximo, seu único objetivo era o lucroda empresa, aproveitando ao máximo sua mão de obra.
A Psicologia Organizacional surge quando os psicólogos deixam de estudar apenas os postos de trabalho e passam a contribuir também na discussão das estruturas da organização.
Ela surge com os psicólogos experimentais, eles queriam aplicar novos princípios para resolverem problemas nas organizações. Os primeiros trabalhos concentravam-se nodesempenho e na eficiência organizacional.Seus principais representantes são HUGO MUNSTERBERG e WALTER DILL SCOTT.
Também havia um engenheiro FREDERICK WINSLOW TAYLOR, que influenciou no campo organizacional, segundo ele o trabalho devia ser analisado, e os trabalhadores selecionados de acordo com suas características e os mesmos deviam ser treinados para executarem as tarefas e seremrecompensados.Isso faria com que o desempenho e a produção aumentassem.
A Psicologia Organizacional recebe seu reconhecimento durante a primeira guerra mundial, os psicólogos participaram fazendo entrevistas e testes nos soldados alistados definindo sobre a melhor colocação pra cada soldado.
De volta as empresas perceberam que ao se sentirem valorizados os funcionários passaram a trabalhar melhor emais, consequentemente produzindo mais, perceberam que os fatores sociais influenciam no desempenho do trabalhador.
Durante a segunda guerra foram convocados outra vez, agora mais preparados.
Na década de 60 surgem empresas que prestavam consultória organizacional. No começo da Psicologia Organizacional o papel do psicólogo era bem definido, nos dias de hoje ele deve ser multidisciplinar, deveser um estrategista, organizar treinamentos, facilitar mudanças e integração de novos funcionários a empresa, gerenciar pessoas, promover uma melhor qualidade nas relações dos colaboradores e uma melhor qualidade no trabalho, ele deve estar um passo a frente do mercado, em técnicas e conhecimentos e saber adaptar as novas realidades ao contexto da organização em que ele atua.
As atividadesmais realizadas pelos psicólogos organizacionais são: o recrutamento e seleção de funcionários, a aplicação de testes, acompanhamento de pessoal, treinamentos, avaliações, análises de função, planejamento e execução de projetos, desenvolvimento organizacional, assessoria, analises de cargos e salários, aconselhamento psicológico, mas pode fazer muito mais, vai depender das necessidades e da soportunidades dadas pela empresa.
Eles precisam compreender o homem com ser social, em constante interação com o meio, e que as experiências fora do trabalho influenciam diretamente o seu desempenho, e que muitas vezes eles vão precisar agir nessa lacuna.
Ou seja é trabalho do psicólogo organizacional ´´ajudar a organização a pensar e tomar a decisão mais acertada e como agir´´.
Achei o tema beminteressante mas foi mal explorado pelos palestrantes, em parte a culpa foi da turma, uma boa parte saiu da sala e ficava voltando, isso atrapalhou a apresentação, sem contar que dos que ficaram em sala havia uma minoria prestando atenção, não que o tema fosse ruim,é que eles focaram muito nas suas experiências e deixaram o contexto geral de lado, sem contar que em certo momento virou um debateonde os palestrantes tentavam explicar e uma pessoa ficava perguntando e relatando ´´suas histórias e experiências´´,isso foi extremamente chato, pois várias pessoas não conseguiram perguntar e eles não conseguiram concluir adequadamente o tema. De certa maneira isso foi bom, pois a falta de conhecimento do tema me motivou a pesquisar para obter o conhecimento para a realização desse relatório....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Breve historia da psicologia industrial / organizacional
  • Resenha: Psicologia industrial, Organizacional e do Trabalho.
  • A Psicologia Educacional e a Psicologia Clínica
  • Psicologia clinica
  • Psicologia clinica
  • Psicologia clínica
  • Psicologia clínica
  • Psicologia clinica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!