Psicologia Organizacional 1

Páginas: 7 (1549 palavras) Publicado: 19 de abril de 2015



















PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL



















2015
Trabalho de Psicologia Organizacional

1) Pessoas: Exemplos de dinamismo e mudanças que existem.
R: As mudanças estão constantemente influenciando direta e indiretamente nossa vida pessoal e profissional também. Para sobreviver neste sistema que está em movimento constante é necessário ser dinâmico e estar aberto às mudançascom a intenção de se adaptar a elas. Falando especificamente da área profissional podemos citar como exemplo de mudança, a necessidade que cada indivíduo tem de renovar seus conhecimentos constantemente em diversas áreas como, por exemplo:
1- Tecnológica: se não existir um aprimoramento continuo, e a busca constante de conhecimento e prática, não se consegue acompanhar a tecnologia, e assim nãocorresponde às necessidades do mercado de trabalho.
2-Econômica: a economia é outro fator que está sempre em movimento e se o indivíduo não se mantiver informado e atualizado, não suprirá as necessidades da organização.
3-Realocação de cargo ou setor: Em algumas ocasiões é necessária a mudança do funcionário de setor, cargo ou até mesmo geográfica na mesma empresa. Quando isso acontece éextremamente importante que ele seja dinâmico e pronto a se adaptar no novo local de trabalho.
O mesmo ocorre com as organizações, devem estar sempre abertas e aptas a mudar, pois se isso não acontecer certamente não subsistirá, pois assim como o ambiente está em constante mudança, as pessoas, da mesma forma também estão. Sendo assim se a empresa não tiver visão, não conseguirá fazer as mudanças necessáriaspara seu crescimento.

2) Estrutura: As estruturas são complexas e passiveis de problemas de relacionamento. Por quê?
R: A estrutura é o que define os cargos e funções em uma organização. É através da estrutura que pode-se visualizar os níveis hierárquicos. Quando se envolve muitas pessoas, é comum que alguém fique descontente com algo; seja com alguma decisão tomada por um superior ou até mesmopor acreditar que o colega não mereça determinada posição na empresa ou determinada função. Isso acaba gerando em algumas ocasiões conflitos.

3) Tecnologia: Cite uma profissão que não precisa de tecnologia hoje e por quê?
R: Atualmente no mercado em que enfrentamos, é difícil encontrar alguma profissão que não precisa da tecnologia para ‘sobreviver’. Toda profissão mesmo que seja pequena, precisade algum equipamento tecnológico, algumas utilizam a tecnologia como um opcional para ganhar tempo, e é exatamente isso que iremos abordar neste artigo; as profissão que não dependem da tecnologia para serem executadas, porém podem utilizar a tecnologia como auxilio, mas se um dia ela for extinta, essas profissões terão espaço no mercado.
Corretor de imóveis: Essa profissão não precisa nem umpouco da tecnologia, e por isso é umas das profissões ameaçadas de extinção, visto que hoje é fácil encontrar páginas na internet que, em tese, substituem o intermédio realizado pelo corretor de imóveis.
Caixa: Pode ser caixa de supermercado, loja, farmácia. O essencial é saber fazer conta, abrir e fechar o caixa, receber o pagamento do cliente e tratá-lo bem. Se a empresa for de grande porte, podeusar um computador como auxilio e como uma ferramenta para facilitar o dia a dia, porém se a tecnologia acabasse amanhã, essa profissão estaria atuando no mercado normalmente.
Personal Trainer: Atua apenas para lhe auxiliar a melhorar a forma física, e a saúde. Não dependem de rede, intranet, sistema, computadores e etc. Não existem ameaças - ainda - de extinção. No momento, não existe umsubstituto para esse profissional.
Professor: Utiliza a tecnologia, como a internet, por exemplo apenas como ferramenta de auxilio, porém não existe como substituir esse profissional por alguma maquina tecnológica, ou algum site, o professor é essência, para ensinar, debater, te ajudar a raciocinar.
Empregada Doméstica: A profissional do lar precisa apenas ser organizada, te ajudar a manter sua casa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Av 1
  • Unidade 1 Psicologia Organizacional
  • AVALIAÇÃO 1 DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
  • 1 Atividade De Psicologia Organizacional
  • Psicologia Organizacional Etapa 1
  • historia da psicologia organizacional aula 1 1
  • Av.1 psicologia organizacional e gestão de pessoas
  • Av 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!