psicologia organizaçional

Páginas: 23 (5532 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2014
O CAMPO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

A psicologia organizacional, nestes últimos 15 a 20 anos, está voltada para uma série de problemas, tais como, a motivação do funcionário individual, a produtividade, o moral e os problemas referentes à maneira de organizar grandes companhias multinacionais e manejar conflitos interorganizacionais. O campo da psicologia organizacional tornou-seinterdisciplinar, refletindo o crescente interesse dos psicólogos, sociólogos, antropólogos, cientistas políticos, teóricos de sistemas e outros profissionais que procuram compreender os fenômenos organizacionais.

Cada dirigente deve saber (1) o que, em essência, está tentando realizar; (2) como organizar o trabalho para atingir os objetivos escolhidos; (3) como recrutar, treinar, distribuir o trabalho egerir os recursos humanos (funcionários e dirigentes) disponíveis para o trabalho; (4) como criar condições de trabalho e sistemas de recompensas e punições capazes de fazer com que os funcionários e os dirigentes mantenham elevada eficiência e um moral suficiente para se manterem eficientes por longos períodos de tempo; (5) como operar mudanças na organização em resposta a pressões que têmorigem nas modificações tecnológicas e sociais ocorridas tanto no ambiente externo como dentro da própria organização; e (6) como manejar a competição e outras forças que derivam de outras organizações, de unidades situadas dentro da organização, como os sindicatos, de entidades reguladoras e, por fim, de suas próprias "dores de crescimento".

Essas questões organizacionais podem ser examinadas desdepelo menos duas perspectivas principais: (1) a perspectiva do empregado ou funcionário individual, que depende da organização como fonte de trabalho, subsistência econômica, associação, identidade, contato social e rotinas de vida básicas, reconhecendo-se o fato de que, na sociedade moderna, a maioria das pessoas passa a maior parte das horas de atividade em alguma forma de organização, e (2) aperspectiva do dirigente da organização, que atua no interesse da organização, introduzindo diretrizes e tomando decisões que afetam a rotina diária de um grande número de indivíduos e que, em última análise, afetam o destino da organização como um todo.

Esta última perspectiva é uma espécie de perspectiva organizacional, mas não deve induzir à noção de que a organização atue como uma entidadeabstrata; ao contrário, ela atua através do comportamento individual de certos membros-chave que ocupam posições de gerência ou liderança.


O DESENVOLVIMENTO DO CAMPO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Os psicólogos industriais passaram a trabalhar junto aos engenheiros para analisar as características básicas do trabalho, com a finalidade de proporcionar a cada funcionário uma tarefa que melhorse ajustasse: (1) às capacidades e limitações do empregado como ser humano, (2) à coordenação e ao trabalho de equipe entre os funcionários, e (3) à eficiência geral. Assim, realizaram-se pesquisas de "tempo e movimento" para verificar de que modo os funcionários competentes realmente executavam determinada tarefa. Também se efetuaram" análises de tarefas" para padronizar o trabalho e possibilitaraos dirigentes melhor seleção e treinamento dos funcionários. Ambientes físicos, níveis de ruído, fadiga, monotonia e outros fatores concomitantes do trabalho foram estudados para verificar quais os seus efeitos sobre a quantidade e a qualidade do trabalho.

Examinando-se as motivações dos funcionários, constatou-se que o relacionamento dos funcionários com outros funcionários causa, naprodução e no moral, uma diferença maior do que anteriormente se supunha. Por exemplo, o grau em que as pessoas se empenham no trabalho pode depender mais do grau de esforço demonstrado pelos companheiros de trabalho do que do acréscimo de dinheiro que poderiam ganhar ou do grau de exigência do patrão.

Ficou cada vez mais evidente que, no interior de toda organização, há muitos grupos que criam suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia organizacional
  • Psicologia organizacional
  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia organizacional
  • Psicologia Organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!