PSICOLOGIA ORGANICACIONAL

1195 palavras 5 páginas
2 – Funcionalismo

O Funcionalismo surgiu depois de alguns psicólogos terem criado o Estruturalismo, que tinha como fundamento o estudo dos elementos ou conteúdos mentais e sua conexão mecânica. A intensão do Funcionalismo era saber como a mente funcionava para que o organismo pudesse se adaptar melhor ao mundo material, e veio para combater a ideia Estruturalista então existente.
O Funcionalismo está dividido em três fases:
1ª fase: influências anteriores;
2ª fase: fundação e evolução do Funcionalismo;
3ª fase: herança dos funcionalistas.
Segundo os estudos de Charles Darwin o homem era considerado um produto de sua evolução.
O processo de seleção natural resulta na sobrevivência dos organismos que conseguem se adaptar a um novo ambiente.
Darwin escreveu um livro onde descreveu a origem das espécies e muitos estudiosos foram contra os seus estudos e outros aceitaram, Darwin muda o foco da nova Psicologia da estrutura da consciência para as suas funções.
Foi observado que os trabalhos desenvolvidos por Titchener e Wundt, nada contribuíram para o esclarecimento das atividades mentais humanas.
O Funcionalismo foi um protesto contra a Psicologia experimental de Wundt e a Psicologia Estrutural de Titchener uma vez que as duas posições eram muito restritas, e não conseguiam explicar o que a mente humana era capaz de fazer.
Do ponto de vista das duas ideias, os funcionalistas passaram a se interessar pelas aplicações potenciais da Psicologia em relação aos problemas do cotidiano, ou seja, como funcionavam e se adaptavam a diferentes problemas.
Na abordagem da fundação e evolução da Psicologia, destaca-se o trabalho do precursor da Psicologia Funcional, Willian James, sendo considerado a segunda pessoa mais importante, porque a primeira mais importante foi Wilhelm Wundt considerado o pai da Psicologia.
Alguns colegas de James o consideravam como uma força contrária ao desenvolvimento da Psicologia Científica. Seus interesses eram na telepatia,

Relacionados