Psicologia organamental

539 palavras 3 páginas
Psicologia Organizacional e do Trabalho

Introdução
A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão derecursos humanos (ou gestão de pessoas).
23,6% dos psicólogos trabalham na área organizacional, o que a torna a segunda maior área da psicologia. [1]
A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
Algumas das principais atividades do psicólogo organizacional: * Analisar cargos e salários; * Realizar seleção e recrutamento de novos funcionários; * Aplicação de testes psicológicos (atividade exclusiva para psicólogo); * Realizar pesquisa sobre os sentimentos e emoções dos funcionários; * Organizar o treinamento de habilidades dos profissionais; * Organizar um clima organizacional mais eficaz; * Resolver situações de conflitos entre funcionários; * Projetar sistema de avaliação de desempenho; * Avaliar a eficácia de uma prática específica.
O psicólogo organizacional deve buscar alcançar níveis de excelência de qualidade por toda a organização.

História - A história da psicologia organizacional e do trabalho foi construída a partir de esforços de diversos pesquisadores e possui, de acordo com Koppes e Pickren (2007), como pilares sustentadores fatores econômicos (com ênfase na eficiência), sociais e psicológicos (através da psicologia experimental e o estudo das diferenças). Esta história foi cunhada a partir de avanços na ciência, a ascensão da teoria Darwinista, a potencialização da escola funcionalista psicológica, à fé no capitalismo e a ética protestante do trabalho

Relacionados