Psicologia na Educação

Páginas: 10 (2252 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
Neste relatório abordaremos alguns dos principais psicólogos que influenciaram a pedagogia nos dias de hoje, explicando varias Teorias da educação, nos auxiliando a compreender como um ser humano aprende desde o inicio da sua vida.
Desta forma, o objetivo deste, é apresentar as idéias referentes ao desenvolvimento humano e aprendizagem do sujeito. Daremos enfoque aos autores SigmundFreud que estudou a mente e comportamento de cada indivíduo, Jean Piaget o qual acreditava que o humano aprendia por etapas no decorrer de sua vida, Henri Wallon que idealizava que uma pessoa aprendia se houve o interesse, e o autor Lev Vigotsky teorizando que a pessoa apreendia através de interações no seu meio social.















ETAPA I - Sigmund Freud
Freud estudou amentalidade de cada individuo e seu comportamento.
Analisando este fato cabe ressaltar que seus estudos vão além do comportamento humano, mais analisando também a convivência e a relação entre os indivíduos de uma mesma sociedade.
Para obter sua compreensão ele usava métodos de hipnotismo, no qual colocava o individuo em estado de (transe) intenso, no qual ele conseguia ter acesso as emoções do serhumano.
No decorrer de seus estudos, ele elaborou a teoria sobre a descoberta da sexualidade infantil, no qual são divididas em suas respectivas fases que se definem em: oral, anal, fálico, latência e genital que por sua vez vem explicar inúmeros fatores que compreendem o estado do nascimento, crescimento e desenvolvimento, psíquico e mental do individuo e sua realidade no meio em que vive.
Decerta forma todo esse próprio desenvolvimento objetivo sua estrutura que cria a personalidade de cada ser e que se desenvolve sua fase fálica e que podemos chamar de complexo de Édipo. Onde a criança estabelece que seu primeiro contato com o objeto de pose e se mantém em um comportamento onde ela internaliza o mesmo, ocasionando o medo da perda.
E nesta fase que a criança começa a ter a suapersonalidade em construção no foco familiar, onde ela adquiriu suas experiências de socialização e mantendo em sintonia a ligação do id, ego e superego que induz em suas escolhas.
E quando o individuo já fixas suas personalidades, em determinadas situações ocorre os mecanismos de defesa no qual protege ou prejudicar a forma do pensamento, os quais se destacam em: recalque, formação reativas regressão,projeção, racionalização, que num conjunto de elementos influenciou no fato do psíquico de cada individuo.
Portando Freud com suas teorias e analises, define meios de entende a mente humana e mostra situações do cotidiano, que envolvem vários fatores que podem ajudar ou prejudicar, e auxilia em inúmeros, acontecimento de origem social, visando á melhoria continua do desenvolvimento da sociedade esua forma de socialização.
ETAPA II - Jean Peaget
Diante de todas as teorias do famoso psicólogo, conhecido pelo seu trabalho no campo da inteligência infantil Jean Piaget, a que mais tem destaque e o estado do aprendizado humano e seus desenvolvimentos, o qual ele acreditava que este mesmo aprendizado viesse ocorrer através de etapas do inicio da vida de cada individuo ate o seu fim.
Suamaneira de afirma que tal teoria como a pratica do saber lidar no campo educacional, com diversas situações de mudança no comportamento, sobressaltando o individuo com o ser pensante com o poder de desenvolvimento continuo, o qual o conhecimento e construído pela criança, e não transmitido pelo seu mediador.
Referindo-se ao crescimento mental de cada individuo e suas etapas de aprendizagens. Piagetexplana suas ideias, baseando-se inúmeras vezes as características evolutivas dos grupos sociais de varias faixas etárias e de aspectos comportamentais de um individuam e um determinado objeto e seu ambiente.
Essa compreensão afirma que as bases de um entendimento que manifestam em cada um de nos e passamos a ter um aprendizado por níveis ao longo da existência de cada ser para motivar este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!