Psicologia médica

Páginas: 13 (3225 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO – UNIVASF
BACHARELADO EM MEDICINA

A PREPARAÇÃO PSICOLÓGICA DE PACIENTES FRENTE A PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS:
sua importância e consequências

Crissvânia Firmino Confessor
Karen Damasceno de Carvalho
Nathalli de Oliveira Guimarães Leles Dias

PETROLINA - PE
ABRIL DE 2013
Crissvânia Firmino Confessor
Karen Damasceno de Carvalho
Nathalli deOliveira Guimarães Leles Dias

A PREPARAÇÃO PSICOLÓGICA DE PACIENTES FRENTE A PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS:
sua importância e consequências

Relatório apresentado à Universidade Federal do Vale do São Francisco como parte dos requisitos para a avaliação da disciplina de Psicologia Médica no curso de Medicina, referente ao semestre 2012.2.
Orientadora: Sâmella Vieira
Relatório apresentado àUniversidade Federal do Vale do São Francisco como parte dos requisitos para a avaliação da disciplina de Psicologia Médica no curso de Medicina, referente ao semestre 2012.2.
Orientadora: Sâmella Vieira

PETROLINA – PE

ABRIL DE 2013
INTRODUÇÃO

A despeito de todos os avanços observados na prática cirúrgica, que incluem a implementação de técnicas menos invasivas, como a videolaparoscopia,com o intuito de, dentre outros, reduzir os desconfortos e aumentar a aceitação do paciente, a simples realização de uma cirurgia ainda implica risco. Dessa forma, a abordagem psicoterapêutica de pacientes que vão se submeter a esse tipo de procedimento se mostra uma ferramenta importante para minimizar o estresse, a insegurança, a ansiedade e o medo que são comuns nessas situações. Aliando o bompreparo psicológico do paciente e uma abordagem adequada no pré, peri e pós operatório, no que concerne a técnica cirúrgica propriamente dita e a dinâmica da equipe, as chances de sucesso da cirurgia são maiores. Nesses casos, a evolução do paciente é melhor e mais rápida.
Assim, o presente ensaio visa promover uma reflexão acerca da relação entre a preparação psicológica de pacientes quesubmetem a procedimentos cirúrgicos e seu prognóstico, no que tange as alterações físicas e emocionais. O ensaio objetiva ainda demonstrar a importância da psicologia na abordagem da prática cirúrgica a fim de garantir que estudantes de Medicina, por exemplo, possam incorpora-la em suas atividades, principalmente aqueles que buscam a carreira cirúrgica.
Para isso, foi realizado um levantamentobibliográfico sobre o tema em banco de dados como o Scielo, Google Acadêmico e similares, em que foram selecionados artigos publicados nos últimos 8 anos, que serviram de embasamento para as discussões promovidas ao longo do presente ensaio.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A prática cirúrgica é um dos procedimentos mais antigos da medicina, em tempos passados sobreviver a uma operação era considerada umavitória. Com a evolução da medicina e da tecnologia, houve um incremento nos materiais cirúrgicos, nas técnicas operatórias, na formação dos médicos, nas condições gerais dos centros cirúrgicos, concomitante a essas melhorias o procedimento cirúrgico passou a ser planejado conforme as necessidades de cada pessoa, visando à cura e a melhora na qualidade de vida (GABARRA; CREPALDI, 2009).
Na IdadeMédia, a cirurgia era uma técnica rude, que demandava do paciente, a capacidade de tolerar a dor e, dos médicos, a capacidade de praticar a crueldade. Os médicos tinham pouco conhecimento sobre técnicas de assepsia e anestesia. Para aliviar a dor, os pacientes eram submetidos a mais sofrimento (MORTON, 2009).
O estado geral do indivíduo é influenciado e influencia na qualidade de vida. Trata-se de umarelação de causa e efeito, a qual interfere na interpretação do indivíduo sobre sua melhoria de vida (MATHISEN et al, 2007). Com isso, o procedimento cirúrgico e seus efeitos interferem diretamente na percepção da qualidade de vida de uma pessoa. Sendo assim, tudo o que estiver ligado à cirurgia, causará mudanças na dinâmica e vida do paciente.
Todo acontecimento humano é um fenômeno...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia medica
  • Psicologia Médica
  • Terapia sistêmica e psicologia médica
  • Psicologia em instituições médicas
  • A psicologia nas instituições médicas- Resumo
  • Psicologia medica na enfermagem
  • Introdução a psicologia médica
  • Relatório de psicologia médica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!