Psicologia Juridica Considera Es Introdut Rias

4153 palavras 17 páginas
Psicologia Jurídica:
Considerações Introdutórias
Marcele Teixeira Homrich
Psicóloga, mestre em Educação (Unisinos), doutoranda em Educação na linha de pesquisa Educação e Psicanálise pela UFRGS. É docente do curso de Direito nas disciplinas de Psicologia Geral e Jurídica I e II no Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – Iesa.

Doglas Cesar Lucas
Pós-doutor em Direito pela Università Degli Studi di Roma
Tre, Itália. Doutor em Direito pela Unisinos e mestre em
Direito pela UFSC. Professor dos cursos de Graduação em Direito e do Mestrado em Direito da Unijuí e do curso de Graduação em Direito do Iesa. Pesquisador CNPq.
Avaliador MEC/Inep.

Resumo:
O presente texto é uma sucinta apresentação da Psicologia Jurídica em seus aspectos históricos e áreas de atuação, propondo-se a problematizar acerca das práticas e relações entre o Direito e a Psicologia no contexto atual. O trabalho é uma breve reflexão histórica que visa compreender as influências que constituíram a Psicologia Jurídica, destacando que tais elementos encontram-se consolidados, em suas práticas, por meio da aplicação de testes e diagnósticos, exigindo dos profissionais que se dedicam a esse campo maiores investimentos no que se refere à pesquisa e publicações para se poder ultrapassar as compreensões reducionistas.
Palavras-chave:
Psicologia Jurídica. História. Testes.
Abstract:
This text is a brief study on Legal Psychology in its historical features and working areas. In this sense, it addresses matters about practices and relations between Law and Psychology today. During the analysis, a brief historical reflection is presented including the influences that formed the forensic psychology, as well as an investigation where such elements are found today and how it is applied, not to mention new studies that seek to overcome reductionist understandings.
Ano XX nº 35, jan.-jun. 2011 / nº 36, jul.-dez. 2011
p. 237-250

Keywords:
Legal Psychology. History. Tests.
Sumário:
Introdução. 1.

Relacionados

  • Lições preliminares do direito
    274624 palavras | 1099 páginas