Psicologia Jur Dica Texto2

319 palavras 2 páginas
Psicologia Jurídica
Curso: Direito 2º período
Ramificações e áreas de atuação da Psicologia Jurídica
A Psicologia Jurídica é uma ciência que vem se mostrando indispensável no exercício do Direito nas suas mais diversas áreas prestando um serviço essencial no acompanhamento dos processos nas mãos dos juízes, apontando a importância de um olhar psicológico dos aspectos relevantes nas ações judiciais que ultrapassa a literalidade da lei.
Pelo fato de ter se desenvolvido bastante, a psicologia jurídica se encontra carente de profissionais especializados. Ela busca entender as diversas variáveis que levam o individuo ao cometimento do delito. Devido a complexidade das relações humanas o ordenamento jurídico necessita da contribuição da Psicologia Jurídica para melhor conduzir os processos onde há sentimentos e, ou deveres das partes envolvidas por se tratar de um trabalho que vai além da mera exposição dos fatos.
Outra área que é abrangida pela Psicologia Jurídica é a Psicologia Forense que atua sobre uma situação que está sendo apreciada judicialmente. A Psicologia Jurídica criminal tem por objetivo definir as condições mentais do individuo na ação criminosa e tenta apontar quais foram suas motivações para tal. Ela também auxilia na necessidade de anexar laudos periciais aos processos.
Na Psicologia Judiciária temos o acompanhamento das questões da infância e da juventude, direito da família, direito civil, direito do trabalho, direito penal, psicologia do testemunho, psicologia penitenciária, psicologia policial e das forças armadas, mediação, direitos humanos, proteção a testemunhas, formação e atendimento aos juízes e promotores, vitimologia e autopsia psicológica. Como foi visto, a Psicologia Jurídica atua em quase todas as áreas do direito, mas é importante salientar que existe carência de profissionais qualificados em algumas dessas áreas.
Na área criminal a Psicologia é de suma importância devida sua grande contribuição no estudo do comportamento de possíveis

Relacionados