Psicologia Jurídica

Páginas: 17 (4068 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
PSICOLOGIA JURIDICA
Professora: Carla de Abreu Machado Derzi
Ludmila

Avaliações: 1ª 26/03
2ª 30/03apresentação de caso D

Filmes: A morte inventada (documentário)
O juízo (documentário)

05/02/2014
Para próxima aula: texto “Toten e tabu”

12/02/2014
Toten e Tabu (Freud)
Horror ao incesto
Tribos descritas pelos antropólogos: aborígenas da Austrália (atrasados e primitivos)Rigor: proposito de evitar relações sexuais incestuosas: sistema o totemismo.
Totem é um animal e mais raramente um vegetal que mantém relação peculiar com todo o clã.: é um antepassado do clã, é seu espirito guardião, embora perigoso para os outros, reconhece e poupa os seus filhos. Não podem matar nem destruir o totem.
Nos lugares que encontramos os totens, encontramos também uma lei contra asrelações sexuais entre pessoas do mesmo totem. A exogamia, instituição relacionada ao totemismo.
Ligação muito forte entre totemismo e exogamia.
Qualquer violação é punida: sentem como um perigo que ameaça toda a comunidade. Punição: morte. As violações são encontradas com repulsa e punidas com a morte.
Os totens são hereditários e não mutáveis pelo casamento. Homem da tribo Canguru casa comuma mulher da tribo Meu e os filhos irão pertencer a tribo Meu para impedir relações incestuosas.
Prevenção do incesto com a própria mãe e o imas: tornando impossível ao homem as relações sexuais com todas as mulheres de seu próprio clã. Todos que descendem do mesmo totem são parentes consanguíneos.
Costumes: Os costumes nesses povos são forçados com muita severidade.
Ex.: Menino quando cresce,passa a morar em outra casa. Pode comer e ir visitar os pais, mas se alguma irmã estivesse em casa, terá que ir embora. Se por acaso vir as pegadas da irmã, precisa se afastar dela.
Não é de pouca importância que possamos mostrar que esses mesmos desejos incestuosos, que estão destinados mais tarde a se tornarem inconscientes, sejam ainda encarados pelas selvagens como perigos imediatos, contraos quais as mais severas medidas de defesa devem ser aplicadas.
TABU: sagrado, consagrado e por outro lado, perigoso, proibido. Traz em si um sentido inabordável, sendo expresso em proibições e restrições. São distintas das proibições religiosas ou orais mas podem se dizer que se impõe por conta própria.
Tabu é o código de leis não escrito.
Objetivos do tabu
Proteção de pessoas importantes,salva guarda dos fracos, precaução contra os perigos decorrentes do manuseio com os cadáveres, guarda dos principais atos de vida, nascimento, iniciação =, casamento e funções sexuais..
Os povos primitivos não levantavam a questão sobre as proibições, mas se submetem.
As proibições dirigem-se contra a liberdade de prazer e contra a liberdade de movimento e comunicação.
Um transgressor é punido epassa ser proibido, como se toda a carga negativa tivesse sido transferida a ele.
Totem: é uma classe de objetos matérias que um selvagem encara com supersticioso respeito, acreditando existir entre ele e todos os membros da classe uma relação intima e inteiramente especial
Relação benéfica entre individuo e totem
Espécies de totem
Totem do clã
Totem do sexo
Totem individual
Um animaltotêmico encontrado morto é enterrado como um membro do clã. O aparecimento do totem perto de sua casa pode ser um pressagio demorte.
Identificações com o totem (assemelhando a ele externamente, envergando a pele do animal, talhando a sua figura sobre o próprio corpo: ocorre em cerimoniais de nascimento, casamento, etc.)
O laço totêmico é mais forte que o da família.
Totem: nome de grupo e nome deancestralidade.
Comum em todos os totens: Eram animais e eram considerados ancestrais, eram herdados através da linha feminina, tinham proibição contra matar o totem, os membros do clã totêmico estavam proibidos de terem relações sexuais uns com outros.
Qual a origem do totem?
Refeição totêmica: ocasião cerimonial: pela matança cruel de seu animal. Se vestem como o animal e o matam, at proibido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia juridica
  • Psicologia juridica
  • Psicologia Jurídica
  • psicologia juridica
  • Psicologia Juridica
  • Psicologia jurídica
  • Psicologia Juridica
  • psicologia juridica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!