psicologia jurídica

Páginas: 4 (789 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
1. INTRODUÇÃO
1.1 A Psicologia Jurídica é um ramo da psicologia que está em notável desenvolvimento e expansão no campo didático das Ciências Jurídicas. Exatamente por esse caráter de ascensão, essadisciplina torna-se um interessante e rico tema de pesquisa acadêmica.
A Psicologia Jurídica surgiu a partir de um chamento ao ingresso do psicólogo em áreas que originalmente eram exclusivas àspráticas jurídicas. Essa demanda impõe exigências específicas, ditadas pelo Direito, não obstante é imperioso admitir que o ingresso da Psicologia no mundo jurídico precisa encontrar seu motor próprio,já que sua impulsão vem do compromisso com o sujeito, o qual, por excelência, de uma outra ordem. Marlene Guirado, psicanalista e analista institucional, vem mostrar em seu trabalho uma nova maneirade se pensar a Psicologia Jurídica para além dos campos e leituras, questiona um saber puramente acadêmico, assim como a abordagem do sujeito aparte das trocas sociais. Também busca demonstrar que aPsicologia não só se transforma mas ganha potência quando se dispõe a enfrentar os desafios propostos pelo campo jurídico.
1.2 Pergunta da pesquisa
Por que a Psicologia Jurídica enfrenta dificuldadespara se legitimar no Direito Brasileiro?
1.3 Objetivo Principal
Verificar o motivo pelo qual o Direito Brasileiro emprega barreiras para a legitimação da Psicologia Jurídica.
1.4 ObjetivosIntermediários
Identificar os pontos de interlocução entre o direito e a psicologia, visando confirmar a demanda por esta, e posteriormente problematizar a ação dos psicólogos na realidade jurídicabrasileira.
Identificar as instituições jurídicas que podem abordar a Psicologia Jurídica através da chamada de psicólogos para atuar em tais locais, e em seguida oferecer uma visão crítica a respeito daatuação prática desses profissionais no ramo.
2. METODOLOGIA
2.2 Tipo de abordagem
A abordagem quantitativa foi adotada na pesquisa com finalidade de obter maior precisão acerca da eficácia da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia juridica
  • Psicologia juridica
  • Psicologia Jurídica
  • psicologia juridica
  • Psicologia Juridica
  • Psicologia jurídica
  • Psicologia Juridica
  • psicologia juridica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!