Psicologia jurídica

Páginas: 5 (1109 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
Enfatizando as perspectivas da psicologia jurídica, as primeiras grandes linhas de pensamento teórico da psicologia chamam atenção para os mecanismos intrapsíquicos, a relação entre o consciente e o inconsciente, impulsionando o comportamento humano.


Um desses mecanismos é a tipologia de Jung


Jung estabeleceu existirem dois tipos gerais, segundo suas atitudes: introvertido eextrovertido. Possuindo cada um pensamentos, sentimentos, sensações e intuições que o distingue muito bem.[Quebra Suave]São características dos extrovertidos: valorização dos objetivos do mundo externo, interesse por pessoas, preocupação com o presente.


Características dos introvertidos: preocupação com o seu mundo interior e com o futuro, interesse nas leis que regem o mundo.[QuebraSuave]Enquanto os extrovertidos são voltados à vida social, ao mundo que sentem, os introvertidos estão presos às imaginações[Quebra Suave]No desenvolvimento psicossocial existem fatores importantes que estão relacionados ao crescimento desde uma criança ainda bebê até a fase adulta.


- A importância do cuidado materno


O cuidado com o bebê essencialmente nos primeiros meses de vida necessita deuma dedicação mais exclusiva porque os resultados são no sentido de garantir um desenvolvimento saudável para toda a vida.


Embora o resultado da tarefa, ou seja, o desenvolvimento saudável do bebê, seja algo grandioso, a tarefa da mãe é muito simples. A mãe cria um ambiente que respeita o ritmo do seu bebê. Cada um tem seu ritmo. A mãe tem que se adaptar ao seu bebê até conhecer seus gostos evontades.


- Desenvolvimento e sociedade.


Erik Erikson considera que o desenvolvimento decorre desde o nascimento até à morte através de oito idades, oito estágios psicossociais.


-Confiança básica


No começo da vida a criança depende muito dos pais, precisa de carinho, amor, afeto, atenção de todos que estão a sua volta, para que ela consiga conquistar cada dia maisconfiança e tranquilidade. Por isso nessa fase a criança deve ter segurança, pois pode crescer insegura e desconfiada.


-Autonomia


È nesse momento em que as pessoas ao seu redor devem dar limite ao que a criança quer, Nesta fase que os pais tem que explicar o que é certo e o que se torna vergonhoso para seus filhos.


-Iniciativa


Nesta idade a criança passa pelo mundo dedescobertas, aprende a brincar e imaginar. As crianças tomam iniciativas e desenvolvem as suas atividades sentindo grande prazer quando obtêm sucesso.


- Indústria (diligência)


È hora de desenvolver a inteligência, sendo assim, o período em que a criança torna-se capaz de raciocínio dedutivo e de brincar e aprender por regras. Erikson, afirma que, a dimensão psicossocial que emerge duranteeste período, tem, num extremo, o bom senso de indústria e, no outro, o senso de inferioridade.


- Identidade


. É a fase onde o adolescente desenvolve uma infinidade de novos meios de entender o mundo e de pensar a respeito dele.


-Intimidade


O ciclo vital é o início da maturidade, aproximadamente o período do namoro e começo da vida familiar. Para Erikson, a aquisição préviade um senso de identidade pessoal e a dedicação a um trabalho produtivo, que assinalam este período, dá origem a uma nova dimensão interpessoal de intimidade, num extremo e de isolamento, no outro.


- Generatividade


Este sétimo estágio compreende a meia idade ou, aproximadamente, o período em que as crianças se tornam adolescentes e os pais já estão fixados no trabalho e/ou profissão.Erikson acredita que o ser humano nesta fase da vida traz consigo o potencial de uma nova dimensão, com a “generatividade” num extremo ou a “absorção em si mesmo” e a estagnação, no outro.


-Integridade do ego


O último estágio corresponde ao período em que os principais esforços do indivíduo aproximam-se do fim e há tempo para a reflexão - e para o desfrute dos netos, quando existem....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia juridica
  • Psicologia juridica
  • Psicologia Jurídica
  • psicologia juridica
  • Psicologia Juridica
  • Psicologia jurídica
  • Psicologia Juridica
  • psicologia juridica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!