Psicologia jurídica fiorelli e mangini

Páginas: 3 (599 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A psicologia se formula a partir da realidade psíquica, elaborada a partir dos conteúdos da mente. Às vezes, usamos nossa mente não para descobrir fatos, mas para encobri-los, porem nem sempre deforma proposital.
As maneiras de aplicação da psicologia contribuem para que pessoas identifiquem elementos desconhecidos por elas, que as impulsionam para comportamentos indesejados.
O cérebro éresponsável, pelas funções mentais superiores. As funções mentais superiores formam uma espécie de programação através do qual as pessoas criam imagens mentais próprias do mundo que os rodeia, interpretamos estímulos que recebem, criam a realidade psíquica e tomam atitudes.
Cita-se a sensação, a percepção, a atenção, a memória, o pensamento, a linguagem e a emoção. A sensação é a operação por meio daqual as informações relativas a fenômenos do mundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao cérebro, esses dados permitem ao cérebro compor uma imagem mental correspondente a eles.
A percepçãointerpreta a imagem mental resultante da sensação.
A sensação depende do estímulo e da capacidade do indivíduo de captá-lo, a percepção depende de acontecimentos anteriores que envolveram o mesmoestímulo e que afetam a interpretação da sensação pelo cérebro.
Inúmeros estímulos chegam ao cérebro todo momento, a atenção possibilita selecionar alguns e descartar os restantes, por meio de célulascerebrais conhecidas como detectores de padrão. Vários fatores influenciam a atenção seletiva, como a emoção, a experiência, os interesses do indivíduo e as necessidades momentâneas.
Atenção e memóriasão ligadas, atenção prima pela inconstância, a memoria costuma protagonizar notáveis confusões. A memória é um meio de reproduzir conteúdos inconscientes, é desencadeada por informações recebidaspelos sentidos que despertam a atenção. A emoção intervém de maneira determinante e contribui decisivamente para que aconteçam composições, lacunas, distorções, ampliações, reduções dos conteúdos e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Livro do josé osmir fiorelli e rosana cathya ragazzoni mangini – psicologia jurídica
  • Capítulo i psicologia jurídica
  • Resumo do cap. 9 do livro psicologia jurídica de forelli e mangini
  • Psicologia Juridica Jose Osmir Fiorelli Resumo Completo 1 Docx
  • Psicologia juridica
  • Psicologia juridica
  • Psicologia juridica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!