psicologia institucional

Páginas: 2 (441 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2015
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

O autor ainda fala que a estratégia clínica se difere do atendimento institucional e não devem ser confundidas. De início, ele diferencia a prática institucional daspráticas diagnósticas e rotuladoras que o psicólogo desenvolvia no passado. Não menos importante, o autor fala sobre a resistência e a expectativa da instituição acerca do trabalho do psicólogo e tambémsobre as dúvidas que geralmente são encontradas acerca do papel e do objetivo do psicólogo nas instituições.
O autor trás que a psico-higiene é necessária para todos os psicólogos. A conduta humanatambém é trazida por Bleger, esta conduta é tida como uma relação e está diretamente ligada à subjetividade.
A recusa da presença do psicólogo nas instituições por parte dos integrantes da mesma e asexpectativas que o psicólogo recebe, acaba sendo um empecilho para o trabalho do psicólogo, na maioria dos casos, os integrantes se recusam a participar destes grupos, e quando participam, tentam não seexpor para que sua presença passe despercebida e/ou, que não tenham problemas com outros colegas de trabalho. Quanto às expectativas em relação ao trabalho do psicólogo, este profissional muitasvezes é recebido como o detentor da verdade, a única pessoa capaz de solucionar os problemas existentes na instituição, porém, de acordo com o autor, o psicólogo não deve permanecer na instituição parapropiciar a resolução dos problemas, mas sim, para promover o bem-estar e uma melhor comunicação entre a equipe pra mesma.
O psicólogo só poderá trabalhar dentro da instituição de acordo com a demandada mesma. É através desta que o psicólogo poderá traçar um plano de ação de acordo com os participantes.
Bleger fala também sobre os deveres do psicólogo para com a instituição, um deles é sobre adevolutiva, que deve ser realizado somente na instituição e não fora dela, a informação dos resultados não devem ocorrer fora do contexto institucional, também não deve-se receber informações fora...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Institucional
  • Psicologia Institucional
  • psicologia institucional
  • Psicologia institucional
  • Psicologia institucional
  • Psicologia institucional
  • Psicologia institucional
  • Psicologia institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!