Psicologia Institucional

Páginas: 4 (855 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
Introdução
A fim de articular uma nova proposta a Psicologia Institucional, Marlene Guirado ressalta algumas diferenças e semelhanças entre as demais contribuições aqui presentes entres elesLapassade, Bleger e Guilhon. A mesma ressalta a definição da Psicologia Comunitária Institucional tem duas referências distintas: A da Psicanálise e o da Análise de Instituições. Uma de suas semelhanças é otrabalho juntamente com a instituição visando um todo, por vez a diferença se busca por meio de uma definição da especificidade do trabalho psicológico. Para tantos a psicologia em geral esta voltadapara uma abordagem individual, ao resgatar o caráter de conhecimento da relação buscamos aproxima-la da Psicanalise, juntamente com um conjunto das relações de uma instituição concreta, com osobjetos e objetivos próprios e suas características particulares, e ressaltando espaço e relação de poder que independentemente da ação do psicólogo ali se encontram, utilizando como modelo teórico aAnalise de Instituições Concretas.
A principio o proposito é na perspectiva teórica visamos formular o objetivo e a especificidade da atuação do psicólogo, desde a postura há relações sociais. APsicologia Institucional é uma pratica, onde sua atuação são as instituições sociais.
Discussão
De acordo com Bleger a Psicologia Institucional com uma prática da Psicologia, uma área que abrange além dosconsultórios, por vez o profissional se destaca na área da saúde e não doença. Atuando em intervenções junto aos grupos da Instituição, porém não só em termos da dinâmica, atingindo pontos detrabalho os organogramas e os grupos. O psicólogo devera atuar como analista na relação com os grupos, onde por vez o mesmo ficara atento em sua postura mantendo a distancia necessária do imaginário dosgrupos e da instituição para que a analise se concretize.
Portanto o psicólogo analista se encontra nas condições de assinalar, pontuar e interpretar as defesas e as ideologias que no grupo encontra....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Institucional
  • psicologia institucional
  • Psicologia institucional
  • Psicologia institucional
  • Psicologia institucional
  • Psicologia institucional
  • psicologia institucional
  • Psicologia institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!