Psicologia hospitalar

Páginas: 14 (3448 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
:

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos nossos amigos, que nos ajudaram na elaboração do trabalho, e às orientações precisas dos professores: Lêda Márcia Litholdo, Regina Gioconda de Andrade e Robson Quintilho.











































"As emoções são a próxima fronteira a ser compreendida e conquistada. Gerenciar nossas emoções não ésedá-las ou suprimi-las, mas compreendê-las de modo que possamos inteligentemente direcionar nossas energias e intenções emocionais.”
(Doc Childre) 


RESUMO

CONCEITOS DA PSICOLOGIA HOSPITALAR E SUA ATUAÇÃO A PACIENTES CIRÚRGICOS

O presente trabalho apresenta, de forma geral, a Psicologia, aprofundando-se na área de Psicologia Hospitalar. Seus conceitos, formas de atuação doprofissional de psicologia na instituição e sua história. Apresenta-se também, um estudo de caso com base em artigo sobre a atuação do psicólogo hospitalar a pacientes cirúrgicos e parte estatística sobre as freqüências em que artigos são encontrados sobre cada uma das onze áreas da psicologia na base de dados da EBSCO.



Palavras-chave: Psicologia Hospitalar; estudo de caso; artigo; pacientescirúrgicos; estatística.
LISTA DE TABELAS


TABELA 1 -
Áreas da Psicologia e suas freqüências absolutas e relativas

15
TABELA 2 -
Histograma das freqüências absolutas

15
TABELA 3 -
Gráfico de setores com as freqüências relativas

16





















SUMÁRIO


1INTRODUÇÃO...................................................................................................... 07

2 PSICOLOGIA GERAL............................................................................................08

2.1 Psicologia Hospitalar...........................................................................................10

3 ESTUDO DE CASO 12

4 ESTATÍSTICA 15

CONCLUSÃO. 17

BIBLIOGRAFIA 19

REFERÊNCIAS 20







1. INTRODUÇÃO

O presentetrabalho apresenta a Psicologia de modo geral enquanto profissão, mostrando suas áreas de atuação e o modo como foi difundida pelo mundo. Tendo apenas cinquenta anos de profissão no Brasil, a Psicologia tem, entre outras, onze principais áreas de atuação onde o profissional pode se especializar. Áreas que vão desde a mais conhecida Psicologia Clínica, até a pouco comentada Psicologia Hospitalar, temado presente trabalho.

Aprofundando-se nas questões da atuação do psicólogo no âmbito hospitalar, o trabalho busca difundir a área de especialização que, segundo pesquisa realizada em um dos capítulos presentes, tem poucos resultados no que se refere a trabalhos e artigos publicados.

No segundo capítulo, aborda-se a Psicologia geral e a hospitalar, dando ênfase na parte específica, seusconceitos, formas de atuação do profissional na instituição de saúde em que se encontra, com pacientes adoentados e cirúrgicos, sendo este segundo o tema do estudo de caso do terceiro capítulo, onde se discute a atuação do psicólogo hospitalar no tratamento ao paciente cirúrgico em seus momentos pré, trans e pós-operatório. Não só no que tange a mente do paciente hospitalizado, mas também seusaspectos físicos.

No quarto e último capítulo, antes da conclusão, encontra-se a parte estatística, onde analisam-se as frequências em que trabalhos e artigos são encontrados, sobre cada uma das onze áreas da psicologia, mostrando assim, quais são as mais difundidas e quais dessas áreas ainda estão no inicio do campo da saúde biopsicossocial.







2. PSICOLOGIA GERAL


A Psicologia é aárea responsável pelo estudo do comportamento humano, através dela obteve-se conhecimento de grande parte dos processos comportamentais da espécie humana. Através dos estudos do consciente e subconsciente, foi possível compreender a diferença entre problemas psíquicos e patologias que assomam aos tempos modernos sendo desmitificados e tratados para que uma pessoa que sofre suas consequências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Hospitalar
  • Psicologia hospitalar
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicologia hospitalar
  • Psicologia hospitalar
  • Psicologia hospitalar
  • Psicologia hospitalar
  • Psicologia Hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!