Psicologia hospitalar

Páginas: 2 (447 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Psicologia Hospitalar

DEFINIÇÃO


A Psicologia Hospitalar é classificada de acordo com muitos profissionais da área, como uma ramificação da Psicologia, onde possui como referencial asexperiências da área clínica.
Possui como objetivo principal minimizar o sofrimento causado pela hospitalização (ANGERAMI, 1995), que pode ser infringido tanto ao paciente quanto à família, onde opsicólogo oferece apoio e suporte necessários para uma recuperação mais eficaz.
Em síntese, a Psicologia Hospitalar trata não apenas as doenças da psique, mas dos aspectos psicológicos de qualquerdoença ou motivo que levou o indivíduo à internação.
HISTÓRIA


Antigamente, os hospitais eram considerados como um local de segregação, onde os doentes ficavam isolados da sociedade e osmédicos os tratavam com frieza, além de ocorrer a despersonalização do indivíduo.
No Brasil, o pioneirismo da Psicologia dentro dos hospitais se deu pela Dra. Mathilde Neder, licenciada emPedagogia e Especializada em Psicologia, que atuava na Clínica Ortopédica e Traumatológica do Hospital das Clínicas da USP – HC, tratando psicologicamente crianças submetidas a cirurgia de coluna, assimcomo seus familiares.
Dessa forma, o psicólogo inserido dentro do hospital colabora para a humanização no atendimento ao paciente, assim como estimula a assistência interdisciplinar fornecida pelaequipe médica.

TEÓRICOS COLABORADORES

Como já foi citada, a Dra. Mathilde Neder foi um grande nome como pioneira da inserção do psicólogo no hospital.
Valdemar Augusto Angerami (Camon)também é considerado como um dos que criaram um modelo de atendimento em hospitais a pessoas que tentavam cometer suicídio. Além disso, publicou 14 livros referente à área e realizou diversos trabalhose pesquisas nesse campo.


ÁREAS DE ATUAÇÃO NO HOSPITAL


O psicólogo hospitalar pode atuar em diversas áreas, tais como: Centro de Terapia Intensiva (C.T.I.); com pacientes terminais;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Hospitalar
  • Psicologia hospitalar
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicologia hospitalar
  • Psicologia hospitalar
  • Psicologia hospitalar
  • Psicologia hospitalar
  • Psicologia Hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!