Psicologia HLR do figado

1626 palavras 7 páginas
HIPERPLASIA LINFÓIDE REACIONAL (HLR) DO FÍGADO

1. - Introdução

A Hiperplasia Linfóide Reacional do Fígado, também chamada de lesão Linfóide Nodular ou Pseudolinfoma é uma massa benigna no fígado que pode ser confundida com um tumor maligno. É uma doença rara e segundo as pesquisas tem predileção pelo sexo feminino.

2. - A Doença

A Hiperplasia Linfóide Reacional – Hiperplasia: Aumento do número e da atividade de células; Linfóide: Relacionado aos órgãos, onde ocorre a maturação dos linfócitos; Reacional: Neste caso, indica que o aumento do órgão ocorreu em reação a algum estimulo infeccioso. Esta é uma doença que geralmente ataca o sexo feminino e sua etiologia é desconhecida, sendo que é necessário exames específicos para detectar a doença.

A HLR pode aparecer no fígado, no trato gastrointestinal, órbita, pulmões, pele e tireóide. É formada uma massa que pode mimetizar um tumor maligno, o que não é o caso da HLR hepática, e a ressecção cirúrgica é o tratamento eficaz para combater essa doença.

Como dito, é uma doença rara então são poucos os casos e relatos da mesma, este artigo estuda um dos maiores casos já relatados. Alguns achados e estudos podem ajudar no diagnóstico da doença. Os primeiros casos datam em 1981, e até 2012 foram registrados apenas 34 casos. Quase todos ocorreram em adultos e com múltiplas lesões.

Foi detectada pela primeira vez por Snover em 1981 e apenas 34 casos foram relatados, com cerca de 45.000 mil pacientes. Estes pacientes foram submetidos à hepatectomia. O tamanho médio de lesões hepáticas dos casos do artigo foram de 45,0 milímetros com intervalo de 15 – 105 mm que era maior que a de 15,6 milímetros com intervalo de 4 – 60 mm (em dimensão) relatado em outro caso.

2.1 – Materiais e Métodos

A HLR foi diagnosticada como HCC (Hepatocarcinoma) em todos os casos por sua semelhança nas comparações radiológicas, e também com CHC (carcinoma hepatocelular), mas este somente em alguns casos. Devida a semelhança, exames de

Relacionados

  • Fadas no Divã
    246176 palavras | 985 páginas