Psicologia gestão de pessoas

Páginas: 6 (1297 palavras) Publicado: 1 de maio de 2012
Psicologia – 7º semestre
Recursos Humanos – Profº __________

Integrantes:

TUTORIAL

Termos Desconhecidos (definições):

* Turn-over: Percentagem de pessoal substituído, durante um ano, numa empresa, em relação ao seu efetivo médio; rotação de pessoal.

* Absenteísmo: é usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho ou estudantes nas escolas, sejapor falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente.

* Sistemas de manutenção de pessoal: deve garantir a permanência de colaboradores qualificados, motivados e produtivos, proporcionando-lhes oportunidades de ajuste à filosofia institucional, de realização profissional e pessoal, de empregabilidade e o pleno alcance dos objetivos organizacionais.

* Clima organizacional: conjunto depropriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.
Clima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo degestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.
Treinamento e desenvolvimento de pessoal: Araujo (2008, p.94) diferencia o Treinamento do Desenvolvimento, para quem o primeiro está voltado para o condicionamento da pessoa no sentido da execução de tarefas, as quais devem ser muito bem definidas. Já o outro está dirigido ao crescimento da pessoa no níveldo conhecimento, da habilidade, atitudes e valores éticos, de modo que possa desempenhar seu papel da melhor forma e com níveis crescentes de complexidade.
Treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. O treinamento envolve a transmissãode conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidade (CHIAVENATO, 2006, p. 402)

Quadro: similaridade e distinção entre treinamento e desenvolvimento.
Fonte: ARAÚJO (2008, p.94).

Quadro: Algumas finalidades da utilização do processo de T&D.
Fonte: ARAÚJO (2008, p.98).

*Desenvolvimento educacional: Programas ou conjuntos de eventos educacionais de média e longa duração que visam à formação e qualificação profissional contínuas dos empregados. Incluem cursos técnicos profissionalizantes, cursos de graduação, cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado).

* Coaching: é um processo, com início,meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.

* Educação corporativa: formar edesenvolver profissionais, promovendo a geração, assimilação, difusão e aplicação do conhecimento organizacional, através de um processo de aprendizagem corporativa contínuo para alinhar as competências individuais às competências institucionais e transformando o conhecimento em valor agregado aos produtos e serviço da empresa.
Em resumo a Educação Corporativa é um dos processos práticos de aplicaçãoda aprendizagem organizacional.
Segundo Davenport e Prusak, no livro “Conhecimento Empresarial”, aprender em organizações significa testar nossa experiência e transformá-la em conhecimento acessível a toda Organização.

* Universidade corporativa: De acordo com Éboli (2004), as Universidades Corporativas surgem numa visão de que a base geradora da riqueza das nações encontra-se na sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia e Gestão de Pessoas
  • psicologia organizacional e gestão de pessoas
  • Psicologia organizacionao e gestao das pessoas
  • Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas
  • PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTAO E PESSOAS
  • Psicologia na Gestão de Pessoas
  • Psicologia organizacional e gestão de pessoas
  • a importancia da psicologia organizacional na gestao de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!