PSICOLOGIA GERAL, ANTROPOLOGIA, FORMAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DO BRASIL

Páginas: 7 (1562 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................................6


4 REFERÊNCIAS ........................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO
Osistemático aumento na oferta de crédito nos últimos anos, aliado ao crescimento real da renda, principalmente nas classes de menor poder aquisitivo, torna essa avaliação essencial para se obter a realidade da evolução do nível de endividamento e solvência das famílias.
A proposta deste trabalho é traçar um cenário dos principais indicadores mensais de taxa de endividamento, número de famíliascom dívidas.
A porcentagem de famílias brasileiras endividadas subiu para 57,3% em junho, ante 55,9% no mês anterior, quebrando um movimento de queda iniciado no mês de junho de 2011.Sendo que o motivo que as tem levado ;a se endividarem tanto são as facilidades de crediário oferecidos.
Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pelaConfederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada ontem.
O levantamento da CNC define endividamento como a existência de um compromisso futuro de um pagamento, que não precisa estar necessariamente atrasado.
Recentemente uma medida incentivada pelo governo, a de reduzir os juros bancários, sinalizou também, além de menos sufoco para os cidadãos, a possibilidade dediminuição da inadimplência, pois quanto menores os juros, maiores as condições de serem honradas as dividas. No entanto, acreditamos numa medida simples e que pode ser exercitada por qualquer cidadão ou família, pode ajudar em muito na redução do endividamento. Trata-se de um bem elaborado orçamento domestico, com clara descrição do quadro de renda.



2 DESENVOLVIMENTO
No Brasil oendividamento é um reflexo da sociedade que tem como habito cultural o consumismo que é caracterizado como um problema de ordem social e não individual, o qual vem afetando milhares de consumidores e fornecedores especialmente os comerciantes,devido as altas taxas de inadimplência que posteriormente é repassada ao consumidor em exceção para que assim possa diluir os autos índices de inadimplência,devido aisso estão sujeitos as duras regras de mercado, os consumidores se tornam indefesos diante de um sistema complexo que os envolve na hora de adquirir produtos e serviços.
O endividamento por tanto pode se dizer que é uma doença de consumo e que tem como causa o complexo sistema mercadológico das atuais sociedades, o consumo deve ser visto sob perspectivas distintas que juntas podem inspirar oconceito mais adequado, dentre elas estão as faces; econômicas, culturais e estruturais.
Por fim há o contexto individual, entre eles destaca-se o dos prazeres emocionais do consumo; o chamado “comprar por comprar” tão somente para que sejam realizados desejos e prazeres a fim de proporcionar o que se chama; satisfações do ego.
A sociedade contemporânea tem como principal característica acultura de consumo, a partir da qual as pessoas associam felicidade e status
com o ato de adquirir bens ou serviços .
E vem crescendo a cada dia mais conforme a facilidade que a sociedade oferece, ou seja, lojas, mercados e prestadora de serviço com tudo isso o consumidor tem portas abertas para comprar sem se dar conta que muitas vezes está comprando produtos sem necessidade como roupas da moda ouprodutos de ultima geração. O aumento na oferta de crédito concedido pelo governo nos últimos anos, aliado ao crescimento da renda, principalmente nas classes de menor poder aquisitivo, vieram para suprir um déficit gigantesco de desejos e de consumo da população, que por conseqüência tornaram-se fatores que colaboraram para o crescimento do endividamento das famílias brasileiras.
É notado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia e formação social, política e econômica do brasil
  • Formação social, política e econômica do brasil.
  • Formação social, econômica e política do brasil
  • Formação social, economica e política do brasil
  • Formação social, econômica e política do Brasil
  • Formação social, econômica e política do brasil
  • Formaçao social,economica e politica do brasil
  • FORMAÇÃO SOCIAL, ECONOMICA E POLÍTICA DO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!