Psicologia Fenomenol Gic1

4138 palavras 17 páginas
‘Psicologia Fenomenológica
1-Através do método “redução fenomenológica” Husserl aborda a questão da consciência. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a estas noções de consciência e método para Husserl:
A
A redução fenomenológica é o momento em que, para Husserl, para a consciência devem ser trazidas todas as pré-noções acerca do objeto.
B
Husserl descarta a ideia de uma existência intencional do objeto na consciência.
C
Para Husserl a correlação entre consciência e objeto inexiste.
D
A importância dada às opiniões do senso comum, da filosofia, da religião, auxiliam o homem a se desligar de toda idéia que possa vir a atrapalhar a percepção do fenômeno.
E
O mundo é em primeiro lugar o que aparece à consciência. E na redução fenomenológica o objeto é percebido tal como a consciência vive antes de toda elaboração conceitual.
Justificativa: Husserl acreditava que era preciso uma teoria do conhecimento, uma elucidação do conhecer; era preciso ir à busca dos fundamentos deste conhecimento a fim de permitir-nos compreender a pretensão do conhecimento objetivo.
2- O fenomenólogo André Dartigues (1992), apresentano a concepção de consciência de Husserl, comenta que “... a consciência contém muito mais que a si própria: nela percebemos a essência daquilo que ela não é, o sentido mesmo do mundo em direção ao qual ela não cessa assim de ‘explodir’ como dirá Sartre.” Para a fenomenologia, a consciência:
A
é o equipamento psicológico que permite ao homem conhecer.
B
é um local no psiquismo, onde ocorrem experiências e o conhecimento.
C
refere-se ao ato de consciência, que sempre visa um objeto.
A fenomenologia visa o estuda da consciência pois esta resulta em um objeto,
D
corresponde ao espírito, objeto de estudo da religião.
E
não é assunto de interesse, pois o que importa são as coisas mesmas. O ôntico diz respeito ao ente, ao imanente, ao fenomênico (fenômeno: do grego fanós, aquilo que aparece), àquilo que os sentidos nos mostram, o ontológico,

Relacionados