Psicologia Evolucionista

Páginas: 6 (1441 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

Psicologia Evolucionista

Profº Eduardo Legal, Dr.

Júlio Gonçalves – 3º Período

INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA

A chamada Evolução parte de um pressuposto diferente daquele que boa parte do senso comum intitula. Quando ouvimos o termo evolução, logo nos parece ser parte de umprocesso gradativo, ou seja, passa de um estado inferior para um estado superior de forma gradual. Sabemos que o sentido da palavra evolução para a comunidade acadêmica é diferente. Baseado nos estudos que são direcionados para compreender de que forma os seres vivos se desenvolvem, evolução é uma gama de mecanismos que permitem uma mutação. Parte-se de um ancestral comum, porém com a pressão imposta porseu meio, faz com que ocorra uma transformação, uma nova adaptação a ponto de modificar estruturas biológicas do organismo, assim como características.

O grande divulgador, ou pelo menos o mais lembrado, foi Charles Darwin, com o livro Origem das Espécies, 1859. Darwin trouxe essa nova teoria evolutiva de forma intensa, resgatando e respondendo muitas dúvidas através das evidências que colheuem suas pesquisas, análises, observações e viagens.

A discussão acerca dessa mudança visível nas espécies já existia. Filósofos debatiam sobre nossa origem. Naturalistas já buscavam compreender essa variabilidade das espécies.

Lamarck, um naturalista francês, foi o primeiro a propor uma teoria evolutiva. Ele dizia que as formas de vida progrediam de um estágio de menor complexidade paramaior complexidade, sendo o homem o ápice desse processo gradual. Outro aspecto principal na teoria evolutiva de Lamarck era o que ela chamava de uso e desuso, ou seja, o ambiente pressionava os organismos, e os mesmos deixavam de utilizar determinados órgãos, assim essa característica seria repassada de forma hereditária para a próxima geração.

Percebe-se claramente em qual aspecto essa teoria sedifere da de Darwin: a forma no qual a espécie muda suas características.

Darwin afirma que o que ocorria na verdade era uma seleção. De maneira aleatória, os indivíduos mais aptos a determinadas condições ambientais sobreviviam, deixando assim mais descendentes, enquanto os que não possuíam tais condições eram eliminados de forma natural, o que ele chamou de seleção natural, o principalmecanismo funcional de sua teoria. Resumindo, o ambiente selecionava os indivíduos aptos, fazendo assim com que esse perpetuasse sua espécie.

A teoria de Charles Darwin não foi tão bem aceita logo após sua publicação, somente trouxe uma aceitação mais ampla sobre aquilo que propunha a teoria para explicar nossa origem.

Com o surgimento da genética Mendeliana, se pode ampliar os conhecimentosacerca dos organismos e suas disposições, assim como se aprofundar nos conceitos da teoria

de Darwin. Com essa nova contribuição surge novos mecanismos que também eram influenciadores no processo de organização e mutação das espécies.

Deriva genética foi um desses mecanismos. A deriva genética resulta em uma alteração casual no ambiente (terremotos, meteoros, tsunamis) fazendo assim com que partede determinada população seja atingida. Dessa forma há uma limitação para se deixar mais descendentes, não foi necessária uma seleção para que isso acontecesse. A diminuição da população faz com que a mesma passe uma pressão maior de seleção pelo fato de não poderem minimizar essa pressão através da proporção em números dessa população, como era antes da alteração casual que ocorreu no ambiente.Um caso de deriva genética seria o efeito fundador. Efeito fundador é o isolamento geográfico de um número pequeno de indivíduos, permitindo o surgimento de uma nova população.

Nos dias atuais a teoria da evolução recebe a contribuição de várias áreas. Química, geologia, paleontologia, matemática, etc. O próprio Darwin apresentou muitas evidências e estudos baseados em outras ciências como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Evolucionista
  • Psicologia Evolucionista
  • Psicologia evolucionista
  • psicologia evolucionista
  • A emoção em uma visão da psicologia evolucionista
  • Psicologia Evolucionista Acusa o
  • O Psicopata Sob O Prisma Da Psicologia Evolucionista
  • Análise crítica do filme “qualquer gato vira lata” ao olhar da psicologia evolucionista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!