Psicologia Etapas

Páginas: 3 (524 palavras) Publicado: 30 de janeiro de 2014
Estratégias de investigação

Principais estratégias de investigação:
Para realizarmos um estudo é necessário definirmos uma estratégia de investigação, isto é, definir um conjunto deprocedimentos adequados ao estudo que vamos realizar e que nos ajudem a completar esse estudo. Desta forma, as estratégias de investigação mais utilizadas são a intensiva, a extensiva e a investigação-ação.Vantagens do método intensivo: Profundidade da observação; Valorização do quotidiano dos agentes e das suas formas de expressão no próprio momento em que seproduzem; Atenta à especificidade de cada caso.
Desvantagens do método intensivo: Dificuldade na generalização da informação recolhida no estudo de casos; Maior tendência para a empatia e identificação comos observados, com perda de objetividade; Propicia uma hipervalorização da “imagem de liberdade” dos agentes sociais, esquecendo as classes sociais, o género, a idade, a fase da vida ou a etnia.Vantagens do método extensivo: Observação de populações numerosas; Comparabilidade dos resultados e representatividade estatística; Deteção de regularidades ou padrões nas práticas sociais estudadas.Desvantagens do método extensivo: Superficialidade da informação recolhida; Frieza e dificuldade em captar o lado vivido dos fenómenos sociais; Propicia uma hipervalorização das classes sociais, dogénero, da idade, da fase da vida ou etnia, esquecendo a “imagem de liberdade” dos agentes sociais.
Definição do público-alvo da investigação:
O público-alvo constitui o conjunto de indivíduos sobre osquais assenta a nossa investigação. Por exemplo, se quiséssemos conhecer a origem social dos estudantes do Ensino Superior, o nosso público-alvo seria o conjunto desses estudantes.
À totalidade dosindivíduos que constituem o nosso público-alvo chama-se universo, ou seja, o conjunto da população com interesse para o estudo em causa. Desta forma, o universo seria todos os estudantes do Ensino...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Escolar
  • Etapa 1 E 2 Psicologia
  • ETAPA 2 PSICOLOGIA SOCIAL
  • Etapa Psicologia Final
  • Etapa 1 de psicologia
  • psicologia social etapa 1
  • Psicologia Organizacional Etapa 1
  • ATPS Historia da Psicologia 2o Etapa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!