Psicologia Escolar

Páginas: 4 (865 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014







RELATÓRIO DE VISITA
PSICOLOGIA ESCOLAR










Belford Roxo
2014
UNIABEU
PROFESSOR: CÉZAR SAID
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ESCOLAR
ALUNAS: ALINE DE OLIVEIRA SILVAGLEICE MARIA SOUZA CRUZ
LÚCIA HELENA ALVES
ROSANGELA MARIA BARBOSA SANTOS



RELATÓRIO DE VISITA EM PSICOLOGIA ESCOLAR.
CIEP GRANDE OTHELO.



Trabalho exigido comoinstrumento de avaliação
da disciplina de Psicologia Escolar,
sob orientação do professor Cézar Said.






Belford Roxo/2014
Relatório.

O grupo realizou vista à instituição, com o intuito deobservar o ambiente escolar, e avaliar os projetos desenvolvidos. Neste sentido, conversamos com a orientadora educacional da unidade, haja vista que a unidade não dispõe de um profissional da área dapsicologia. Observamos criticamente a organização da instituição de ensino, e registramos os problemas da escola, dando ênfase à fala da profissional que nos atendeu.
O psicólogo escolar não atua noâmbito de promover diagnósticos pra fins terapêuticos dentro da escola, sendo esta uma função do psicólogo clínico. Portanto, o psicólogo no contexto educacional não deve atuar com práticas clínicase sim com o objetivo de promover a democratização do processo educacional através de reflexões críticas (COSTA; SOUZA; RONCAGLIO, 2009).
Podemos caracterizar o olhar clínico como aquele que toma emconsideração um campo de pesquisa ou de intervenção, estruturado por um jogo de relações e de interações dinâmicas e complexas.
(...) o procedimento clínico e sua teorização devem conquistar o lugarque lhes foi até agora recusado (...) o que é fundamental ao procedimento clínico é o respeito, ou melhor, a sensibilidade ao que é ambíguo, ao duplo sentido e à hipercomplexidade. (Ardoino, citadopor Barbier, 1985, p. 46)
  O CIEP Grande Othelo é uma escola de ensino regular, apenas com o primeiro seguimento, com educação infantil, manhã e tarde, mais para a educação infantil não há estrutura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Escolar
  • psicologia escolar
  • A Psicologia Escolar
  • Psicologia escolar
  • Psicologia escolar
  • Psicologia Escolar
  • Psicologia escolar
  • Psicologia Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!