Psicologia escolar a realidade da profissão

Páginas: 10 (2314 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Psicologia Escolar A Realidade da Profissão

Introdução
O estudo aqui apresentado tem como intuito mostrar à função do Psicólogo Escolar, os desafios da profissão, as atribuições do profissional em seu ambiente de trabalho e a realidade da Psicologia sob duas perspectivas: Teórico-Prática,vivenciada pelos profissionais da área e Sócio-Contextual referente a noção que os demais envolvidos com oambiente escolar possuem a respeito do assunto. A pretensão de abordar o tema surgiu a partir de uma inquietação sobre a presença da Psicologia no setor Educacional e como esta está sendo desenvolvida.
Sobre a metodologia
Foi utilizada como metodologia para captação de dados a Pesquisa Empírica, através de Entrevistas Qualitativas com profissionais da área e entrevistas com o senso comum,levantando as impressões pessoais e vivências sobre o assunto.
Assuntos Abordados
Nesse estudo serão explanados assuntos como: Formação do Profissional, escolha da Área de Atuação, Desafios encontrados na Profissão, a importância do Estagio, relações entre Alunos com o Psicólogo e relações interpessoais entre os atores do Núcleo Escolar e o Psicólogo Educacional.
Dos entrevistados
Foram ouvidasduas Psicólogas do sexo feminino que atuam em Escolas Privadas de Ensino Regular na cidade de Fortaleza a fim de apresentar-lhes dois pontos de vistas distintos. A primeira psicóloga será intitulada como A e a segunda como B para facilitar a identificação e preservar a identidade das profissionais. Sobre o senso comum, não foi traçado nenhum perfil especifico, todo e qualquer indivíduo que tenhaparticipado do ambiente escolar, seja ocupando lugar de aluno, professor, pai de aluno, núcleo gestor foi ouvido, a fim de oferecer uma melhor amostragem sobre a visão diversa do publico envolvido no setor educacional.
Análise dos dados
A análise será feita através de dois momentos, o primeiro apresentando a visão dos profissionais entrevistados e o segundo com as idéias captadas a partir do contatocom o senso comum
Primeiro Momento
Os dados aqui expostos foram captados a partir de entrevistas realizadas com profissionais na Área Escolar, ao qual deram seus depoimentos sobre os tópicos que são desenvolvidos abaixo, a transcrição e analise feita do discurso dos entrevistados serve como base para a exploração dos temas propostos.
1. Escolha do curso de Psicologia
Segundo os profissionaisentrevistados, o desejo de cursar Psicologia se manifestou desde cedo por motivos diversos desde influencias familiares e eventos na infância a experiências externas a vida familiar e escolar, ocorridas no desenvolver dos anos. Durante a adolescência as leituras sobre a Psicologia já faziam parte da rotina o que despertava ainda mais o interesse de ingressar em um curso de graduação.
Próximo aoensino médio eu vi que a coisa estava ficando séria, eu vi que era aquilo que eu queria, então eu li livros, pesquisei artigos e me informei. (A, Psicóloga Escolar de Instituição Privada, Fortaleza, Ce.)
Via-se a profissão como forma de aconselhar formalmente pessoas, intervir positivamente no comportamento do outro a ponto de auxiliar em uma mudança de postura do indivíduo, visando à qualidade devida. Mesmo tendo graduação em outro curso o sonho de ingressar em Psicologia sempre foi latente para a Psicóloga B, que decidiu cursar Psicologia assim que conseguiu sua aposentadoria. A escolha do campo de atuação em ambos os casos ocorreu quando já estava bem avançado o andamento do curso, nos dois casos.
2. Formação do Psicólogo Escolar
Segundo Bardon e Bennett (1974), os PsicólogosEscolares devem se familiarizar com dois campos de atuação principais: a Psicologia relacionada à solução de Problemáticas Educativas e o modo como as Escolas ensinam a seu educando. Diante de desafios como estes, os estudantes de Psicologia se afastam da Área Escolar, visando outros campos de atuação. Até que descubram vocação para essa área é necessário um longo processo de aprendizagem e reflexão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A REALIDADE ESCOLAR E SEUS DESAFIOS PARA A PROFISSÃO DOCENTE.
  • Psicologia como Profissão
  • Psicologia da Profissão
  • A Psicologia como profissão
  • A Psicologia como Profissao
  • Psicologia como profissão
  • Psicologia como Profissão
  • Psicologia como Profissão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!