PSICOLOGIA DO TRABALHO

Páginas: 5 (1004 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2015

Curso de Educação Profissional Técnica em Nível Médio em Segurança no Trabalho








TRABALHO DEPSICOLOGIA DO TRABALHO




















Luciano Machado Theobaldo

Ano 2014







Introdução
Um acidente de trabalho envolvendo um jovem de 19 anos, resultou em uma grave lesão em sua mão direita, tendo três dedos arrancados brutalmente. O acidente ocorreu durante o expediente de trabalho,enquanto o envolvido operava a máquina que distribui ração pelo aviário.
O acidente ocorreu na parte da manhã em um dia de domingo, o colaborador trabalhava em uma Granja de galinhas avós e realizava o serviço de arraçoamento, onde ele deveria pesar a ração, encher as máquinas e realizar o chamado “ giro “, fazendo assim com que a ração depositada no interior das máquinas fossem levadas uniformementepor todo aviário por meio de calhas e correntes. 

Desenvolvimento
O setor onde o colaborador estava no momento do acidente é composto por quatro galpões, cada um medindo 12 metros de largura por 63 metros de comprimento, cada um é divido em dois lados e cada lado por sua vez em três linhas dando assim um total de seis máquinas de ração por galpão.
Em dias normais cada máquina possui um operador,porém como regra da empresa nos finais de semana esse número cai gradativamente , para um operador para três máquinas, sobrecarregando assim o indivíduo responsável que tem seu trabalho triplicado e tem que ser muito mais ágil para conseguir concluir a tempo suas atividades. O trabalho é considerado razoavelmente de risco pois no momento do arraçoamento todas as luzes do aviário são desligadaspara o bem estar das aves, e os operadores se guiam por meio de lanternas com lâmpadas azuis, o que dificulta a visualização de possíveis riscos durante o este processo. 
Uma das principais responsabilidades do operador é retirar as penas das aves que caem nas calhas durante o “ giro “ para evitar que a maquina entupa desregulando a quantidade de ração liberada.
Para realizar está ação o operadordeve desligar a maquina uma a uma , esperar sua parada total e só assim cuidadosamente realizar a retirada das penas ou qualquer outro objeto que esteja impedindo a passagem da ração, más essa regra não foi seguida no momento do acidente relatou a própria vitima. O jovem disse que estava com pressa pois uma das maquinas havia apresentado defeito e ele perdeu grande parte do tempo arrumando-a, entãopara que conseguisse girar as maquinas sem passar do horário cobrado pelo supervisor resolveu liga-las ao mesmo tempo e para economizar tempo decidiu fazer a limpeza das calhas com a maquina em funcionamento. 
Enquanto retirava uma pena que havia ficado enroscada , o jovem se descuidou e teve sua mão puxada pela corrente movida por um motor de 340 volts, e só consegui solta-la após três de seuscinco dedos serem arrancados. Ele contou que após perceber que avia perdido os dedos entrou em desespero, pegou um saco de algodão na maleta de primeiros socorros colocou a mão acidentada e retornou ao galpão na tentativa de encontrar os dedos decepados, porém sem sucesso entrou em contato via rádio com o companheiro de equipe que deslocou um veiculo até ele e o levou para hospital que ficara a 23km de distância do local do acidente.
A vitima foi atendida e teve todo tratamento pago pela empresa e assim que recebeu alta foi orientado pela mesma e encaminhado ao INSS, para fins de receber o beneficio da Previdência cabíveis ao grau de sua lesão. Assim que venceu o prazo do beneficio saúde ele retornou a Previdência Social para realizar uma nova avaliação onde foi constatado que o mesmopoderia retornar as suas atividades novamente. 
Seis meses após o acidente o jovem retorna a empresa, e a convite da mesma ingressa em um novo cargo onde as conseqüências da lesão não o prejudicam em nada. Além de ter arcado com toda assistência médica a empresa cordialmente foi solidaria e não abandou em nenhum momento, afirmou o jovem que em consideração ao respeito e atenção dado pela empresa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho acadêmico
  • Psicologia e trabalho
  • trabalho de psicologia
  • Trabalho de Psicologia
  • Psicologia do trabalho
  • Psicologia do trabalho
  • Trabalho de psicologia
  • psicologia do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!