Psicologia do trânsito

Páginas: 3 (612 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Psicologia do Trânsito
‘’Segundo o Código de Transito Brasileiro (CTB), transito é a movimentação e imobilização de veículos, pessoas e animais nas vias terrestres’’ (CTB, 1997). Nos últimos anos, otransito evoluiu e cresceu drasticamente e, no século atual, exerce enorme influencia na sociedade brasileira e mundial. Dentre essas influencias encontra o amplo mal estar na civilização que esta emum perigo processo de desenvolvimento. No entanto, esse mundo se destaca pela brevidade e rapidez em seus processos de desenvolvimento que não promovem nem a saúde nem a vida. A Psicanálise tem sidochamada para suprir exigências típicas do mundo capitalista, tendo que aprofundar e descobrir o que mais o social esconde, o que mais o transito esconde, utilizando novas estratégias para atuar comeficácia.
A Psicologia do Trânsito estuda e analisa o comportamento humano através dos processos de atenção, concentração,detecção, percepção, tomada de decisão, memória a curto e a longo prazo,aprendizagem e o conhecimento de normas e símbolos em gerais, em função da busca da segurança e a integridade de todos que se locomovem, tendo como apoio alguns instrumentos da Psicologia.
Atuação doPsicólogo do Trânsito

1- Desenvolve pesquisa científica no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados ao problema do trânsito.

2- Realiza exames psicológicos deaptidão profissional em candidatos a habilitação para dirigir veículos automotores (“Psicotécnicos”).

3- Assessora no processo de elaboração e implantação de sistemas de sinalização de trânsito,especialmente na questões de transmissão, recepção e retenção de informações.

4- Participa de equipes multiprofissionais voltadas à prevenção de acidentes de trânsito.

5- Desenvolve, na esfera desua competência, estudos e projetos de educação de trânsito.

6- Contribui nos estudos e pesquisas relacionados ao comportamento individual e coletivo na situação de trânsito.

7- Estuda as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia no trânsito
  • Psicologia do Trânsito
  • psicologia no transito
  • Psicologia no transito
  • psicologia e transito
  • Psicologia do transito
  • Psicologia do Transito
  • Psicologia do transito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!