PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E CICLO VITAL
Carmem Sílvia Amaro Carpinelli [1]
O estudo científico do desenvolvimento humano "é a área de conhecimento da psicologia que busca compreender como e por que as pessoas se modificam, e como e por que elas permanecem as mesmas nos vários momentos de sua vida, à medida que envelhecem" (Berger, 2001, p.3)
A psicologia do desenvolvimento se preocupa em responder como e por que as capacidades dos indivíduos vão se diferenciando ao longo da vida. Focaliza seus estudos nas mudanças e nas consistências (continuidades), na universalidade e na individualidade. Busca um entendimento sistemático da seqüência de mudanças físicas, cognitivas, psicossociais e seus desdobramentos ao longo do ciclo vital.
Estudar o Ciclo Vital significa admitir que o desenvolvimento humano ocorre durante a vida inteira e cada período é influenciado pelo que aconteceu antes e irá afetar o que virá depois. Sugere também que cada fase tem sua importância, características e valores especiais.
Nesta disciplina, o desenvolvimento humano está dividido em fases que se encontram especificadas no final deste módulo. Cabe destacar que tais fases são recorrentes nas bibliografias desta área do conhecimento e entende-se que cada um dos períodos tem acontecimentos e tarefas desenvolvimentais características, embora, seja importante lembrar que se trata de uma divisão didática e que, por vezes, a análise do desenvolvimento de um determinado indivíduo não corresponde exatamente a descrição do período.
Além desta organização pela cronologia, serão destacados, em cada um dos módulos de estudo, os vários aspectos do desenvolvimento, a saber, físico-motor, cognitivo e psicossocial. No entanto, é importante que fique claro que o desenvolvimento de cada desses aspectos afeta os demais, ou seja, estão imbricados.
A Psicologia de um modo geral e a psicologia do desenvolvimento em específico, congregam uma série de teorias e diferentes compreensões