Psicologia Dimens Es121

441 palavras 2 páginas
As perguntas abaixo deverão ser copiadas e coladas em um documento Word, e respondidas a partir do conteúdo dos capítulos 6 e 7 da apostila. Evite fazer cópias, você poderá consultar a apostila, bem como poderá lançar mão de outros materiais para complementar sua resposta. O prazo máximo de realização desta atividade é 08/07/2015. O valor desta atividade é 3 pontos.
1 – Explique e dê um exemplo para cada uma das dimensões do trabalho. Para a dimensão técnica, você pode citar como exemplo o maquinário. (Valor: 1,0 ponto para descrição e 0,5 pontos para o exemplo)
Dimensão Técnica: São as habilidades de realização pelas quais os profissionais especializados exercem suas funções e o meio material em que a atividade é desenvolvida.
Ex: máquinas
Dimensão Fisiológica: Trata-se da condição física do trabalhador, a saúde a constituição do corpo. A dimensão fisiológica é condicionada pela dimensão técnica da atividade de trabalho.
Ex: A saúde do corpo Dimensão Moral: Direcionado à constituição psíquica do homem, ao seu exercício mental e a sua saúde emocional. Aquilo que o individuo pensa e sente em relação ao trabalho.
Ex: o conhecimento para processar as atividades diárias
Dimensão Social: A dimensão social trata-se dos fenômenos psicossociais das relações entre os indivíduos e entre os grupos a que fazem parte.
Ex: Família.
.
2 – Especifique cada uma das características do trabalho sinteticamente. (Valor: 1 ponto).
EXIGÊNCIA: variam de forma dinâmica devido a qualquer mudança no sistema de trabalho. Temos as Exigências físicas, exigências ambientais, exigências sensórias, exigências sensoriomotoras, exigências mentais. Essas exigências podem ser analisadas considerando as características da organização, como, por exemplo, o setor de atuação, o porte, a situação financeira, as diretrizes entre outros.
RISCO: trata-se da possibilidade de dano presente em qualquer situação de trabalho, ou seja, são os riscos potenciais e adicionais que podem variar de grau e nível,

Relacionados