Psicologia das Multidões e formas de dominação sob o exemplo de Hitler na Alemanha nazista

Páginas: 12 (2949 palavras) Publicado: 10 de julho de 2013
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - PSICOLOGIA







Trabalho para avaliação referente a disciplina de Introdução à Psicologia Social, sob orientação das professora Tatiana Ramminger.


Psicologia das Multidões e formas de dominação sob o exemplo de Hitler na Alemanha nazista





Nathália da Silva Santos







01 de novembro de 2012.
Volta Redonda
IntroduçãoEste trabalho é uma dissertação baseada em suma sobre o livro ‘Psicologia das Multidoes’, de Gustave Le Bon. Minha proposta é dissertar acerca deste livro, relacionando com o exemplo do nazismo e história de Hitler, utilizando como apoio para isso os três tipo de dominação, de Max weber.
Começarei pela psicologia das multidões, com Le Bon.
Gustave Le Bon, (7 maio, 1841 – 13 de dezembro, 1931),foi um sociólogo, psicólogo social, e um físico amador francês.

“As multidões nunca estiveram sequiosas de verdades. Perante as evidências que lhes desagradam, afastam-se, preferindo deificar o erro, se o erro as seduz. Quem sabe iludi-las, facilmente as domina; quem tenta desiludi-las, torna-se vitima delas." Psicologia das Multidões - Gustav Le Bon”
1. A Multidão Psicológica de Le Bon:Le Bon escreveu este livro numa época em que afirma ser critica, de crises, caótica e, de certa forma, incerta, porque ‘a sociedade que existe hoje passou por um processo, e a que pode vir existir passará por outras organizações, e ainda terão que contar com o poder das multidões. ’
O pensamento do homem passava por transformação, e os fatores fundamentais que serviram de base para estatransformação de pensamento da época foram dois: primeiro, a destruição das crenças religiosas, políticas e sociais, das quais derivam todos os elementos da nossa civilização; por segundo, a criações de condições de vida e de pensamento inteiramente novas, geradas pelas descobertas modernas da ciência e da indústria. O mundo passou por “fases” de poder; as crenças religiosas e políticas que permaneceram atea idade moderna.
Le Bon diz que, após tantos meios de poder que oscilaram entre si, o poder das multidões é o que pode causar as revoluções.

No mundo da época, Idade moderna, era contemplado um período de transição e de anarquia.
Não se sabia sobre quais ideias as sociedades que estavam por vir se edificariam, mas era possível prever que, com certeza, teriam que contar com o último podersoberano da idade moderna, o poder das multidões (de todos os poderes que caíram em ruínas, este pareceu ser o único que se ergueu, e parece absorver rapidamente os demais poderes).

Le Bon afirma “a idade em que entramos será verdadeiramente a era das multidões.” (pag 20)

A voz das multidões tornou-se preponderante, dita aos reis sua conduta, enquanto as tradições políticas, soberanas tem poucopeso.

“Não é mais nos conselhos dos príncipes, mas na alma das multidões que os destinos das nações se preparam.” (Psicologia das Multidões, pag. 20).

O poder das multidões surge primeiro, pela propagação de certas ideias, seguido de uma associação dos indivíduos. Essa associação permitiu às multidões formar ideias e tomar consciência de sua força.

As reivindicações das multidões setendem a tornar cada vez mais claras e têm a tendência de destruir completamente a sociedade atual, reconduzi-la ao comunismo primitivo, que era o estado normal de todos os grupos humanos antes da aurora da civilização.

O aumento de poder das multidões marcará, talvez, segundo Le Bon, uma das últimas etapas das civilizações do ocidente, e um retorno aos períodos de confusa anarquia.

O poder dasmultidões se constituiu na destruições das grandes civilizações envelhecidas; se uma sociedade segue perdendo suas bases morais e seu vigor, é as multidões quem efetuará sua dissolução final.
As multidões possuem um poder apenas destrutivo, não é capaz de governar; necessita de uma pequena aristocracia intelectual.
O domínio das multidões representa sempre uma fase de desordem.

Conhecemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A psicologia da guestalt na alemanha nazista
  • O impacto do Cinema na Alemanha Nazista de Hitler
  • Alemanha Nazista
  • Alemanha Nazista
  • Alemanha nazista
  • Alemanha Nazista.
  • psicologia das multidoes
  • Psicologia das multidoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!