Psicologia das emoções - raiva

Páginas: 2 (377 palavras) Publicado: 24 de maio de 2012
LOUCOS DE RAIVA
(Thomas Hüllshoff – Psiquiatra alemão)

1) Diferenciar emoções tais qual:
A) Irritação (lat. Irritare – provocar, estimular) – reação hostil a determinado estímulo, que quando bemvivida pode ser positiva, apesar de ser percebida como desagradável por quem a vivencia.
Essa emoção básica, segundo o autor, pode se transformar em inveja (referente às habilidades ou possesde outra pessoa), ciúme (quando se trata da suposta “posse” de outra pessoa) ou desejo de vingança (quando a irritação é provocada por uma ofensa).

B) Raiva (maior intensidade em relação àirritação) – quando a irritação desencadeia uma reação imediata, mais densa e explosiva, e são produzidos os acessos de raiva.

C) Ódio (mais duradouro em relação à raiva) – ocorre quando a raiva é voltadapara um determinado alvo por um período de tempo maior.

D) Ira – vincula a irritação à confrontação ou à justificação intelectual. E.g. Sobre a Cimeira (Encontro de chefes de Estado e de Governo,ocorrida no início dos anos 2000, no Rio de Janeiro):
– “O termo cimeira, emprestado do português, indica uma reunião de pessoas que estão por cima, no poder. É o mesmo que topo, o que na atualcondição de muitos dos países participantes sugere que a reunião fosse denominada de: Toupeiras.” Bóris Casoy (jornalista)

2) Substrato neural da irritação / raiva:
Irritação e raiva, por serememoções bastante intensas, estão associadas a fortes reações corporais, segundo o autor, divididas em três planos:
Comportamental – constituído por gestos característicos dessas emoções, tais como:o tom de voz; expressões faciais; movimentos corporais demonstrando tensão nos músculos etc.
Neurovegetativo – pêlos eriçados, pele arrepiada, taquicardia, aumento da PA etc.
Hormonal– liberação de cortisol de noradrenalina (irritação); e de noradrenalina e adrenalina (raiva).


Para tanto, as seguintes estruturas são utilizadas:
A) Córtex cerebral – responsável...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emoções e Raiva
  • PSICOLOGIA DAS EMOÇÕES
  • Emoçoes Psicologia
  • Psicologia fenomeno emoções
  • Trabalho de psicologia das emoções "surpresa".
  • Olfato e as emocões em psicologia
  • O que é Psicologia? Emoções? Comportamento? Pensamento e Loucura?
  • Emoções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!