Psicologia da Saúdex hospitalar

1002 palavras 5 páginas
Psicologia da Saúde x Psicologia Hospitalar
O artigo apresenta a definição de Psicologia da Saúde e a Psicologia Hospitalar onde o questionamento começou com a experiência do doutorado no exterior, onde descobrimos surpreendidas, que a tão fundida especialização na Psicologia, denominada no Brasil de Hospitalar, é inexistente em outros países, o que seria no Brasil a Psicologia Hospitalar é denominada Psicologia da Saúde em outros países.
A Psicologia da Saúde tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença (APA, 2003). A Psicologia da Saúde como a disciplina ou o campo de especialização da Psicologia que aplica seus princípios, técnicas e conhecimentos científicos para avaliar, diagnosticar, tratar, modificar e prevenir os problemas físicos, mentais ou qualquer outro relevante para os processos de saúde e doença. Esse trabalho pode ser realizado em distintos e variado contextos, como: hospitais, centros de saúde comunitários, organizações não governamentais e nas próprias casas dos indivíduos.
A uma confusão entre o que seria a área clínica, a área da saúde e também a Psicologia Hospitalar não é somente de ordem semântica, mas também de ordem estrutural, ou seja, estão em jogo os diferentes marcos teóricos ou concepções de base acerca de fazer psicológico e sua inserção social. Justamente dessas diferenças surge uma Psicologia da Saúde. Considerando essas possíveis confusões, é importante esclarecer, também, o conceito de Psicologia Clínica. O especialista em Psicologia Clínica também atua na área da saúde em diferentes contextos, além do consultório particular, inclusive em hospitais, unidades psiquiátricas, programas de atenção primária, postos de saúde etc., prevenindo doenças no âmbito primário, secundário e terciário. Este conceito de fato esta intimamente associado ao que é Psicologia da Saúde.
A Psicologia da Saúde utiliza os conhecimentos das ciências biomédicas, da Psicologia

Relacionados