Psicologia da saúde

Páginas: 2 (380 palavras) Publicado: 14 de maio de 2012
PSICOLOGIA DA SAÚDE NO BRASIL: 50 ANOS DE HISTÓRIA
Ricardo Werner Sebastiani

1) Qual o novo paradigma par a psicologia da saúde no séculoXXI?
O novo paradigma para a psicologia da saúde noséculo XXI diz respeito á uma atuação sócio sanitária que englobe a intervenções primárias, secundárias ou terciarias em saúde nos contextos marcados por moléstias e outras condições de agravo à saúde.2) Quais foram os marcos de iniciação da psicologia saúde no Brasil?
Estão localizados na década de 50 antes mesmos da regulamentação da profissão no país (1961). Mathilde Neder publicoutrabalhos em psicologia da saúde em 1952.
Na década de 70 iniciam-se os movimentos nas áreas acadêmicas de formação em graduação e pós, implementação de práticas, publicações científicas, fomento aencontros científicos.
Por volta de 1980 estruturam-se os primeiros núcleos de formação em psicologia hospitalar. A partir dai vieram os concursos públicos e a formação das sociedadescientíficas.

3) Por qual razão a Psicologia da saúde no Brasil é chamada de Psicologia Hospitalar?
Porque os primeiros movimentos (déc. 50) coincidem com os primeiros serviços estruturados de PsicologiaHospitalar e pela valorização do hospital como símbolo máximo da saúde segundo o modelo norte americano a partir do qual as atividades do psicólogo iniciaram-se.

4) Quais as dificuldades na formação doPsicólogo da Saúde?
No Brasil a formação em saúde é pautada nos princípios da Psicologia Clínica o que faz com que os brasileiros busquem fora do país uma formação mais específica, mas que nemsempre cabe à realidade do País (Brasil). Não há uma formação integral, mas sim, fracionada.

5) Qual a crítica eregida pelo autor em relação ao psicólogo da saúde?
No Brasil ainda sofremos comproblemas próprios da categoria, falta maior estruturação da identidade de classe e espírito de corpo, conflitos entre colegas e grupos. Insuficiente vinculação entre a atenção à saúde, formação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia na saude
  • Psicologia da saude
  • psicologia da saude
  • psicologia da saúde
  • psicologia da saúde
  • Psicologia da saúde
  • Psicologia e Saúde
  • Psicologia da saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!