). Psicologia da saúde x psicologia hospitalar: definições e possibilidades de inserção profissional

Páginas: 3 (532 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
Castro, E. K. & Bornholdt, E. (2004). Psicologia da saúde x psicologia hospitalar: definições e possibilidades de inserção profissional. Psicol. Cienc. Prof., vol.24, no.3, p.48-57.

O textoesclarece que Psicologia Hospitalar é uma especialidade que só existe no Brasil, não havendo tal especialização nos outros países. Este termo faz com que pensemos que, na prática, já exista uma doençainstalada que necessita de tratamento [em nível secundário e terciário] e remete a idéia de local de trabalho, não exatamente à prática. O termo Psicologia da Saúde, que é o termo usado em outrospaíses, remete à prática e diz respeito tanto ao trabalho no nível primário, secundário e terciário, não limitando o trabalho ao hospital, mas também a centros de saúde, ONGs, residências e espaçospúblicos. As autoras salientam que mais de 90% das pesquisas nesta área ocorrem em países fora da América Latina. Na América Latina existe pouca produção de estudos, o que impede o pensar uma intervençãorápida e que leve em conta o nosso contexto. Outro problema para a atuação do psicólogo no campo da saúde é a debilidade de sua formação de pós-graduação.
Existe uma diferença no que diz respeitoao arcabouço teórico, como pensar a prática do psicólogo e a inserção social do psicólogo clínico, da saúde e hospitalar. A atuação clínica tem seu foco na saúde mental, em vários contextos. Apsicologia da saúde foca os aspectos físicos e que se sobrepõem ao sofrimento psíquico, a partir de uma visão biopsicossocial [levando em conta os aspectos físicos, mentais e sociais do indivíduo]. Já apsicologia hospitalar se restringe ao atendimento no contexto hospitalar. Talvez, no Brasil, este tipo de fazer psicológico tenha se desenvolvido porque durante muito tempo as políticas públicas de saúdeforam pensadas prioritariamente em termos de intervenção secundária e terciária, tendo o hospital como seu maior referencial.
O psicólogo que trabalha em hospitais tem algumas tarefas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia hospitalar x psicologia da saúde
  • Psicologia Hospitalar x Psicologia da Saúde
  • Psicologia da saúde x psicologia hospitalar
  • Psicologia Saúde x Hospitalar
  • Psicologia da saúde x hospitalar
  • Psicologia da saúde.
  • Psicologia Hospitalar: Possibilidades e Limitações
  • Psicologia Da Sa De X Psicologia Hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!