Psicologia da Religião

Páginas: 24 (5997 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
Psicologia da Religião













Curso de Teologia
Instituto Superior de Teologia Evangélico de Lubango – ISTEL































Prof. Marco Antonio de Castro Faleiro


Introdução da Matéria
1. O que é Psicologia da Religião
2. O fenômeno Religioso
3. Experiência Religiosa diferenciada em cada período da vida
4. AsExperiências Religiosas
5. Saúde Mental diante da Experiência Religiosa

O que é Psicologia da Religião?

Estudiosos da psicologia da Religião: W. James G.W. Allport S. Freud C.G. Jung E. Fromm Orlo Strunk Jr. W.H. Clark Paul E. Johnson Karl R. Stolz

CONCEITOS:

Psicologia da Religião – Conceito: Conforme Merual Rosa (dois aspectos)

“Estudo do fenômeno religioso do ponto de vistapsicológico.”
“É a aplicação dos princípios e métodos da psicologia ao estudo científico do comportamento religioso do homem, quer como indivíduo, quer como membro de uma comunidade religiosa.”

Orlo Strunk Jr. diz:

“O Ramo da psicologia geral que tenta compreender, controlar e predizer o comportamento humano – tanto profundamente pessoal como periférico – percebido pelo indivíduo como sendoreligioso e susceptível a um ou mais dos métodos da ciência psicologica.” (Religion: A Psychological Interpretation – 1962 – pg. 20)

A Psicologia da Religião é um assunto muito explorado pelos estudiosos da psicologia, mas ainda não alcançou um o espaço científico próprio. Na teologia, este estudo é parte da Teologia Pastoral ou Prática.

A Psicologia da Religião tem sido mais estudada porTeólogos que Psicólogos. Normalmente os Psicólogos ou a psicologia é consultado, mas são os Teólogos que tem escrito sobre este tema. Os temas da Religião aparecem no meio dos estudos da psicologia.

A História da Psicologia da Religião

Origens: Filosofia e Teologia Filosófica

Temas relacionados com a Antropologia Bíblica levaram a uma discussão da Psique e a Religião.

Pensamentos deEmile Durkheim: Ele define e cria conceitos sobre Religião e Fenômeno Religioso.

As teorias são apresentadas em Livros ou Revistas


1. A Trealise Concerning Religious Affections ( A Temática em relação as alterações religiosas) – 1746 – Jonathan Edwards
2. On Religion:Speeches to Its-Cultered Despisers (Na Religião: Discursos para a cultura e o desprezo) – 1799 – Friedrich Schleiermacher3. The Natural History of Religion ( A História Natural da Religião) – 1776 – David Hume

Edwards falou sobre a “Experiência Religiosa”.

Schleiermacher rebate o racionalismo da Religião da época cientifica e diz que a experiência religiosa é baseada nos sentimentos.

David Hume diz em que a Religião e a experiência religiosa tem sua origem em dois sentimentos: Medo e a Esperança.

OEstudo da Psicologia da Religião teve, no entanto como marco inicial, o livro: “Psicologia da Religião” – 1899 Diller Starbuck. O tema central do estudo de Starbuck foi a Experiência Religiosa: Conversão.

George Albert Coe – The Spiritual Life (A Vida Espiritual) – 1900. Foi uma obra que destacou outras experiências religiosas além da conversão como: o despertamento religioso, a cura milagrosa, ea espiritualidade. Mas sua maior contribuição foi: a Metodologia de estudo (questionário e entrevistas)

George Coe lançou outro livro, em 1916 – A Opinião sobre a Psicologia da Religião Neste livro ele tratou mais assuntos: As idéias da origem de Deus, o misticismo, idéia da imortalidade, a oração, e outros.

Wilhan James fez um livro em 1902 que se tornou referência: As Variedades daExperiência Religiosa Ele usa da metodologia de documentos pessoais, e estuda as experiências religiosas Dois conceitos que tornaram muito importante são: A Mente Sadia e a Mente Doentia.

James Bissett Pratt lançou um livro em 1907: A Psicologia da Religião Ele discute a crença religiosa nos povos primitivos e faz um estudo evolutivo da crença religiosa da infância a velhice.

Pratt fez um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
  • psicologia e religiao
  • PSICOLOGIA E RELIGIAO
  • A PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
  • Psicologia da Religião
  • psicologia e religiao
  • Psicologia da Religião
  • Psicologia da religiao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!