Psicologia da Religião

Páginas: 3 (541 palavras) Publicado: 21 de junho de 2013
Questionário do capítulo 01 de Psicologia da Religião
1) É tudo aquilo que o ser humano usa ou faz, sejam práticas, símbolos, estruturas diversas através das quais o ser humano tenta se relacionarcom o que determina como sagrado para ele. O significado da palavra traz o seu sentido mais profundo: tornar a ligar o ser humano a Deus ou aos deuses. Para nós cristãos, isso tem um significado aindamais profundo. Nós entendemos que pecamos e fomos destituídos da glória de Deus (Rm.3:23).A relação com Deus foi quebrada e precisa ser constituída novamente. A religião faz isso: nos leva diretamentea Deus. Mas existem outras crenças além da nossa. Então podemos resumir que religião é tudo aquilo que o ser humano tem como referência em relação ao misterioso, transcendente e que o leva a estarinserido no mundo espiritual. É a ais pura expressão de fé e crença em algo superior.

2) A palavra Psicologia vem do grego “Psykhé” + “Logos” e significa “estudo da mente”. Ela estuda o conjunto defenômenos, ações e reações observáveis, chamadas de comportamento. É o estudo científico dos processos mentais e comportamentais do ser humano.

3) Psicologia da religião é um estudo psicológicodas experiências religiosas e das crenças. É tentar entender o comportamento humano diante das manifestações divinas. E dentro dessas manifestações existem as de cunho cristão e pagão.
4) Fé é acoragem de acreditar, sem qualquer desconfiança, em algo que nos foi prometido e ainda não vemos, mas que esperamos baseados na fidelidade da palavra que nos foi dada. Fé é “crença”, “confiança”,“credibilidade”. Para nós cristãos, “é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hb. 11:1). É crer e esperar por aquilo que Deus prometeu e vai cumprir (Nm.23:19). Écrer no impossível, mesmo se for do tamanho de um grão de mostarda (Mt.17:20). A região Lobo-temporal é a área do cérebro onde fica localizada a fé, pois ela é responsável pela ativação intensa das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia da Religião
  • PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
  • psicologia e religiao
  • PSICOLOGIA E RELIGIAO
  • A PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
  • psicologia e religiao
  • Psicologia da Religião
  • Psicologia da religiao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!