psicologia da engermagem

1218 palavras 5 páginas
Psicologia aplicada à Enfermagem
Referente: Estágios de Desenvolvimento Psicossexual, segundo Sigmund Freud.

Psicologia aplicada à Enfermagem

Sumário

Introdução
1. Biografia
2. Teorias e Métodos
3. Livros
Estágio de Desenvolvimento Psicossexual
1. Estágio Oral
2. Estágio Anal
3. Estágio Fálico
4. Estágio de Latência
5. Estágio Genital
Conclusão
Bibliografia

Introdução
O trabalho apresentado a seguir, abrange o tema “Etapas do Desenvolvimento Psicossexual, segundo Sigmund Freud”, no qual relata os estágios de desenvolvimento de uma criança até sua fase adulta, onde está com a personalidade formada, no qual não pode ser mudada.
.

Biografia
Freud nasceu em Freiberg, Tchecoslováquia, no ano de1856. Este grande nome da psicanálise foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana.
Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, ele criou uma nova teoria. Esta estabelecia que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora. Segundo Freud, este tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira esses sentimentos dentro de sua mente, que, após algum tempo, esqueciam-se da existência.
Teoria e métodos
A partir de sua teoria, este grande psicanalista resolveu tratar esses casos através da interpretação dos sonhos das pessoas e também através do método da associação livre, neste último ele fazia com que seus pacientes falassem qualquer coisa que lhes viessem à cabeça.
Com este método ele era capaz de desvendar os sentimentos “reprimidos", ou seja, aqueles sentimentos que seus pacientes guardavam somente para si, após desvendá-los ele os estimulava a colocarem esses sentimentos para fora. Desta forma ele conseguiu curar muitas doenças mentais.
Livros
Freud escreveu um

Relacionados

  • Doença Mental
    10017 palavras | 41 páginas
  • dissertao carolina s
    35606 palavras | 143 páginas
  • Ciência e profissão
    8602 palavras | 35 páginas
  • Vagas
    41420 palavras | 166 páginas