psicologia da educacao

Páginas: 2 (419 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Psicologia da educacao
Objeto da Psicologia da Educação


Entende-se a psicologia da educação como "uma disciplina-ponte, de natureza aplicada, entre a psicologia e a educação" (Coll, 2004, p.vii) cujo objecto de estudo são os processos de mudança (e.g. desenvolvimento, aprendizagem e socialização) que ocorrem nas pessoas na sequência da sua participação numa ampla gama de situações eatividades educacionais. Trata-se de um acontecimento independente da idade e outras características concretas das pessoas e dos traços específicos das situações e atividades educacionais, não secircunscrevendo às que ocorrem em contexto escolar (Coll et al., 2004).


Para Beltrán et al. (1990), tratando-se de uma “ciência intermédia” entre as ciências psicológicas e as ciências da educação,propõe-se uma “flexibilidade temática em torno do núcleo essencial definitório que é o processo ensino-aprendizagem” (pp.23-24).


A maioria dos autores considera o processo ensino-aprendizagem como oobjecto fundamental desta ciência ou o estudo científico da aprendizagem e do ensino, principalmente quando se trata de formação de professores. Contudo, importa também abranger a educação familiar dacriança e do adolescente, considerando que o processo ensino-aprendizagem não se limita ao aspecto puramente cognitivista, sendo também afetivo-motivacional, diferencial, desenvolvimental, ultrapassandoo contexto escolar (Barros & Barros, 1996) .


A Psicologia da educação “trata-se de uma disciplina psicológica e educativa de natureza teórica e aplicada, [cabendo ao psicólogo a tarefa de]observar (diagnóstico), interpretar (prognóstico) e intervir no ato educativo, aos mais diversos níveis da aprendizagem”. Assim, ao psicólogo que atua em contexto educativo, compete não apenas prevenir eremediar, mas principalmente promover o educando. Ao mesmo tempo deve investigar no sentido de adquirir uma maior compreensão e eficiência do processo ensino-aprendizagem (Barros & Barros, 1996,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!