Psicologia da educação

Páginas: 10 (2292 palavras) Publicado: 18 de março de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA





PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

ADELAIDE FERREIRA CARNEIRO DE SOUZA RA 3815648259
ANA LÚCIA CANARY PEREIRA RA 3875767242
ANA LÚCIA FREITAS LEITE RA 4571836265
GISELI MARIA REMEDIOS VIANA RA 4571774518
RONALDO EUSÉBIO MOREIRA DOS SANTOS RA 5313975205Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, sob orientação do professor-tutor à distância PROFª. RENATA MANFRIN SCHMIDT.





RIO GRANDE
2012




TEÓRICOS DA PSICOLOGIA QUE CONTRIBUÍRAM PARA A EDUCAÇÃO

Introdução

Diferentes estudiosos e pesquisadores de várias áreas do saber como:psicologia, biologia, medicina, filosofia, antropologia, etc, contribuíram em muito para que a pedagogia avançasse. Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon, e Vigotsky, mesmo alguns não sendo educadores, desenvolveram estudos que serviram à educação. Todos contribuíram com teorias e aplicaram estudos no campo da pedagogia, e sem dúvida deixaram grandes marcas na educação, que até hoje são seguidas equestionadas.

Desenvolvimento

Existem diversas abordagens teóricas que revelam o papel fundamental da educação na construção da identidade de uma população, diferentes concepções e modos de ensinar. Todos aprendem sem se preocupar com a natureza desse processo, assim como, muitos ensinam sem buscar um suporte teórico explicativo desses processos. E estes ensinamentos não dependemsomente da escola, diversos fatores influenciam nesta construção, como: crescimento físico, descobertas, tentativas e erros, etc.
São vários os questionamentos considerados pelos teóricos, e assim, a psicologia vai transformando a aprendizagem em um processo a ser investigado.
Considerando todos estes fatores, alguns psicólogos desenvolveram seus pensamentos, e abordaram teorias querevelam diferentes concepções e modos de explicar as dimensões biológicas e culturais do homem, e a forma pela qual o sujeito aprende e se desenvolve.
Para exemplificar as abordagens teóricas serão relacionados alguns teóricos:


Jean Willian Fritz Piaget
Nasceu na cidade de Neuchatêl (suíça) em 09/08/1896 e morreu em 17/09/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também noestudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem. Trabalhou em um laboratório de psicologia e estagiou em uma clínica de psiquiatria na cidade de Zurique. Estudou psicopatologia na Universidade de Sorbone na França, pesquisou sobre as características do pensamento infantil, comcrianças francesas e também com deficientes mentais. No ano de 1921 escreveu suas primeiras teorias pedagógicas, foi diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau na Suíça, e lecionou psicologia infantil na Universidade de Genebra. Dirigiu o Centro internacional para Epistemologia Genética, publicou mais de 500 artigos científicos e cerca de 100 livros, dos quais o mais prestigiado é A EpistemologiaGenética.
Piaget foi o autor da Teoria Cognitiva, que identifica e caracteriza as fases de aprendizagem do ser humano (sensório-motor, pré-operatório, operatório, concreto e operatório formal). A afirmação central da Teoria de Piaget é a de que o ser humano aprende de forma diferente em cada fase da vida, contrariando o pensamento dominante na sua época, de que, a criança raciocinava eaprendia da mesma forma que os adultos. Através desta teoria, diversas propostas de educação diferenciada, para crianças em cada uma das fases surgiram, todas para melhorar a educação através das características específicas de cada uma dessas fases. Uma das mais conhecidas é a Teoria Construtivista Interacionista, onde a criança é levada a aprender através da solução de desafios e da procura das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  • Psicologia da Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!