Psicologia da Educação

Páginas: 3 (728 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Estudo Dirigido 1

1- Quais as principais diferenças entre Psicologia, Psiquiatria e Psicopedagogia?
R- A Psicologia estuda a mente e os processos mentais. Ela estuda o comportamento humano, suasemoções, sensações, inteligência, percepção e aprendizagem. A Psiquiatria é um ramo da medicina que estuda as perturbações psíquicas humanas causadas pelo físico (síndromes) ou pelo orgânico(depressão e transtorno bipolar). Tem o objetivo de tratá-las e evitar que elas ocorram. A Psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda como as pessoas constroem o conhecimento. Busca decifrar comoocorre o processo de aprendizagem dos indivíduos.

2- Para vocês o que é educação, Psicologia e Psicologia da educação?
R- Educação é um processo no qual é transmitido alguma espécie de conhecimento.Pode ser uma educação familiar, cultural, escolar e outras. A Psicologia é a ciência que estuda a mente e suas funções. Por tanto a Psicologia da educação vai estudar a mente em função dos processos deaprendizado. Vai direcionar o melhor caminho para se aplicar técnicas que ajudaram o indivíduo assimilar a educação transmitida a ele.

3- Quais as relações existentes entre Psicologia e aeducação?
R- A Psicologia dentro da educação foi sendo construída com a finalidade de fornecer subsídios teóricos para as praticas de ensinar e aprender, de forma a torná-la mais eficazes. Dessa forma aaprendizagem é entendida como um processo mental de adquirir, reter e utilizar conhecimentos, aptidão, hábitos, virtudes, valores, atitudes e idéias.

4- Quais os objetivos da Psicologia da educação ede que formas eles tem contribuído para o processo educativo?
R- Auxiliar professores e docentes a estabelecer uma relação sócia construtiva, onde concebe o ensino como uma intervenção intencional nosprocessos intelectuais, sociais e afetivos do aluno, buscando sua relação consciente e ativa com os objetos de conhecimento. Busca mostrar como através da interação entre professor e alunos, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!