psicologia da educação

Páginas: 6 (1478 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014




Universidade Anhanguera- Uniderp
Curso : Pedagogia
Disciplina: psicologia da Educação
Professora:Helenrose A. da S Pedroso Coelho



Ivanilde Marinho de Sousa -RA 410598
Kassandra do Lago Coelho – RA 410641
Rita de Cássia Carvalho Barbosa - RA 410867
Naides Pereira da Conceição – RA 410759






Palmas –TO
23 de Setembro 2013
Introdução
O presentetrabalho mostra as contribuições de importantes filósofos e teóricos para a educação nos dias atuais, entendendo como a criança desenvolve seu potencial e aprendizagem na sua prática educacional.
Quem foi Sigmund Freud
Sigemund Freud nasceu no dia 6 de Maio de 1856, em Freiberg, na Moraivia, que nesse período fazia parte do império Austro-húngaro. Seu pai tinha 41 anos e duas crianças do primeirocasamento quando casou com Amália, que era vinte anos mais nova que o marido , Jacob Freud. Amália ,teve seis filhos, entretanto, Sigmund, que era o seu primogênito, descrevia-se como o seu favorito ,ela o chamava de Siggie de ouro. Filho de um prospero comerciante judeu,Sigmund foi criado dentro do judaísmo clássico e circuncidado logo ao nascer. Apesar das influencias religiosas paternas, recebeude sua mãe Amália Freud, que era grande adepta do pensamento Iluminista, o apreço pela filosofia. novas estratégica de aprendizagem e enfrentando este novos desafios.
Apesar do seu interesse por política, Sigmund Freud não tinha naquela época, onde já se iniciativa movimentos anti-semitas , livre escolha de uma carreira acadêmica. Entre medicina e direito, optou pela primeira opção, porpossuir senso humanitário, que por vocação.
As contribuições de Sigmund Freud para a educação
No inicio de nosso século, neste novo elo social da criança educada, disciplinada, futuros homens para sociedade harmoniosa , surge Freud com a psicanálise operando no sentido oposto ao dos ideais. Por sermos seres falantes, seres de linguagem, o mal estar na cultura é incurável- não se pode adotar um idealda adaptação. Por isto nenhuma pedagogia, nenhuma ortopedia da civilização, nenhum governo poderá prometer um bem supremo para o ser falante.
Não ha relação entre educação e psicanálise; mesma elas usando o mesmo motor vão para direções opostas. O único ponto que pode nos articular a psicanálise e educação e análise do educador e análise da criança. Pois a criança em análise trabalhando seussintomas terá possibilidade de melhor posição no mundo, melhor aprendizagem na vida.
E o educador trabalhando seu sintoma se desprendera do poder de seu narcisismo; e não mas fará da criança seu ideal.
O educador reconhecendo a existência do inconsciente pode renunciar a toda fantasia de domínio e adestramento. Então este novo elo social em torno da criança educada, o passo freudiano foi anunciara verdade que se impõe no sintoma.
Quem foi Jean Piajet
Jean Piaget nasceu na Suíça e 1896, desde cedo interessou pela educação. Foi filósofo, biólogo e pedagogo e aos 23 anos mudou-se para Zurique, onde começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental, publicou alguns livros onde relata o pensamento da criança. Até o fim da sua vida, recebeutítulo honorário de algumas das principais universidades européias e norte- americanas. Morreu em 1980 em Genebra, na Suíça.
Segundo Jean Piaget o aprendizado se dar pelo meio da interação que o pensamento infantil passa por quatro estágios deste o nascimento até o inicio da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio e atingida. Segundo ele a ideia que o aprendizado é construído pelo próprioaluno. EDUCAR, para PIAGET, é “provocar atividade” isto é estimular a procura do conhecimento.
As crianças não raciocinam como os adultos, gradualmente ela se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica; Esses mecanismo se dar por assimilação e acomodação.
As contribuições para a educação
A sua contribuição no campo educacional, e um tema cativante e de desafiador que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!