psicologia da educação

Páginas: 11 (2592 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
CURSO DE PEDAGOGIA




PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM






Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.







Taubaté
Junho /2013



Neste texto tem como objetivo mostrar a evolução teórica e sua situação nocampo do conhecimento sobre a importância da psicologia no processo de ensino de aprendizagem.
A psicologia, enquanto tentativa de conhecer o comportamento humano, tem sido através dos tempos uma atividade natural do ser humano, praticada informal e assistemáticada no cotidiano das pessoas, chamada da Psicologia do Senso comum.
Enquanto a ciência tenta compreender o processo evolutivo e ocomportamento do ser humano, tem sua origem na pesquisa raciona, sistemática e profundamente influenciada pela visão do mundo do investigador.
Caracteriza e delinea - se a psicologia da Educação, como uma área para onde convergem interesses e questionamentos sobre a aprendizagem e tudo quanto correlacionado, direta ou indiretamente a problemática educativa escolar.
Podemos dizer que aprendizagem é umprocesso fundamental para a vida humana de uma forma que a humanidade, em suas sociedade , organizaram de uma forma para que aprendizagem torne uma forma mais eficiente, podendo ser chamado de meios ou contextos educativos.
Para que possamos ter uma boa compreensão sobre a aprendizagem, podemos considerar as grandes matrizes teóricas da Psicologia, no século XX, e suas elaborações. As teorias seapóiam em diferentes visões do homem e por sua busca em apreender o mundo.
A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem está no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação sedesdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam, definidos como âmbitos educativos.
Recai sobre o educador o compromisso de aperfeiçoamento profissional, de renovação dos paradigmas norteadores de sua ação para acolher a dimensão individual, particular e psicossocial do aprendiz, sendo resultante desse diálogo entre as três instâncias, que são: a realidade de quem aprende, arealidade do objeto a ser aprendido e a realidade de quem ensina.Este pensamento é fundamental pois justifica a preocupação no pensar e promover.

Teorias da Aprendizagem:

TEORIAS
Psicologia-
Aspectos conceituais
(Conceito da teoria)
Contribuições da teoria para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa

Essa teoria explica como acontece a aquisição e a retenção doconhecimento gerado enquanto ensinamos verbalmente.

A aprendizagem significativa ocorre quando uma informação se conecta a um conceito relevante pré-existente na mente do aprendiz, ou seja, é possível aprender significativamente uma nova idéia ou conceito na medida em que outras idéia ou conceitos estão disponíveis em campos mentais do individuo.
Teoria Genética da aprendizagem (Procurem pela teoria dePiaget)
O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade

Teoria sociocultural (Procurem pela teoria de Vygotsky)
Desenvolvimento cognitivo é limitado a umdeterminado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado.

A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.






Aprendizagem é complexa tendo inicio desde o nascimento acompanhando o ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!