PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Páginas: 17 (4180 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013


PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO







2013
SUMÁRIO
















INTRODUÇÃO:

Psicologia (do grego Ψυχολογία, tradução. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique, "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") "é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiênciassubjetivas inferidas através do comportamento).
É sobre psicologia que trata esse trabalho, como a psicologia pode ajudar na educação de uma pessoa, porque nós enquanto educadores precisamos ter noções de psicologia, trabalharemos sobre a teoria da aprendizagem e suas contribuições para a educação, aprenderemos como funciona o desenvolvimento de uma criança e qual a importância dos jogos para odesenvolvimento das crianças.
Diante de estudos realizados pelo grupo, podemos destacar algumas contribuições que alguns teóricos da psicologia fizeram para a educação, promovendo assim um grande desenvolvimento da aprendizagem e das diferenças de cada individuo. Pois a Psicologia da Educação é o ramo que estuda o processo ensino aprendizagem em diversas vertentes. Os psicólogos educacionais desenvolvem oseu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e as dificuldades de aprendizagem. Focam a sua ação não apenas nas necessidades da criança na escola como também, noutras áreas onde as experiências escolares têm impacto. Alguns psicólogos concentram seu trabalho nodesenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças de aprendizagem, como no caso da desordem por déficit de atenção com hiperatividade, problemas emocionais ou problemas comportamentais.Diante disso,temos os teóricos da psicologia como o Sigmund Freud,Jean Piaget,Henri Wallon e Lev Vigotski e sua contribuições para a educação, como veremos ao longo deste trabalho.ETAPA 01: SIGMUND FREUD E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

“É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização.”
Freud
É considerado o pai da psicanálise. Nasceu em 1856, na região da Morávia, que então fazia parte do Império Austro-Húngaro,hoje na República Tcheca. Primeiro filho de oito do segundo casamento de seu pai. Seus pais Amália e Jacob eramcomerciantes de lã e tecidos.Em 1877, ele abreviou o seu nome de Sigismund Schlomo Freud para Sigmund Freud.
Foi educado na religião judaica com traços gnósticos, também teve uma influência católica de sua babá, porém mais tarde tornou-se ateu.Em 1881, graduou-se em medicina na Universidade de Viena aos 25 anos. Especializou-se em neurologia, mais especificamente em tratamentos para doenças mentais. Foimuito influenciado pelas ideias de Marx, sua visão política era o Socialismo. Era vislumbrado pela ciência positivista e pelas teorias de Darwin. Seus trabalhos são baseados no Evolucionismo.Elaborou a teoria que as pessoas que desenvolvem problemas psíquicos tem como causa a repressão dos desejos.
Dividiu o aparelho psíquico em ID, Ego e Super-Ego e dividiu o desenvolvimento da criança por teoriasexual, sendo elas: Fase oral, fase anal, face fálica, fase de latência e fase genital. Para ele o aprendizado se dá apenas pelo prazer.
Freud e a Educação
Um contraste interessante é que não há na obra freudiana nenhum artigo que trate com exclusividade da educação. Profº Voltolini, em seu artigo Psicanalisar e educar ou Psicanálise e Educação, diz que Freud não tinha um preparo suficientepara dar continuidade ao tema educação, seja porque qualquer debruçar-se da psicanálise com relação à educação seria inconclusivo. Segundo ele, a... a psicanálise apenas não é suficiente, sempre é necessário um educador.
O mantra na psicologia da educação é que Freud é o responsável pela descrição do desenvolvimento afetivo-emocional das crianças mostrando como o educador deve ajudar o educando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • Psicologia da Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!